Complexo de shopping e salas comerciais localizado na capital adotou o serviço de automação da Pequi para entregas ao consumidor, com uso de inteligência artificial. Goiânia tem a primeira robô-garçom da América Latina
Um hotel em Goiânia inovou ao utilizar os serviços do primeiro robô autônomo com inteligência artificial da América Latina. O protótipo, desenvolvido por uma empresa goiana, foi batizado de Pequi e atua como garçom.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O seu criador, o empresário Lucas Assis, conta que existem mais de 20 robôs em operação em shoppings, indústrias e centros logísticos no Brasil e em outros dois países. Mas que a Pequi (nome em homenagem ao fruto típico do Cerrado) se destaca por ser a primeira a entregar alimentos em um espaço comercial e interagir diretamente com o consumidor.
Ela é acionada por meio de um aplicativo, onde o cliente de dentro do complexo comercial acessa um cardápio digital. A partir daí, basta fazer o pedido e informar a sala ou o ponto onde deseja receber o delivery.
Lucas Assis ressalta que o equipamento está equipado com sensores que tem mapeado todo o ambiente. “Este modelo em específico tem mais de 10 câmeras ao redor dele todo e o robô, a inteligência, usa todas essas imagens para poder entender o contexto, reagir a pessoa e saber qual o melhor para estacionar”, explica o empresário.
Assim, a Pequi consegue se movimentar pelo local com agilidade e precisão. “Como humano, nosso robô precisa entender o ambiente onde ele está. Sabe se estar perto da loja A, perto da loja B; e onde é o elevador”, comenta Assis.
LEIA TAMBÉM:
HUB público: conheça o 1ª espaço em Goiás destinado ao empreendedorismo e à inovação
Pesquisa feita na UFG fica em 1º lugar em concurso internacional que busca inovações sobre dados da biodiversidade
Pesquisador da UFG ganha prêmio internacional de R$ 60 mil ao desenvolver chip que simula órgãos humanos
Primeiro robô garçom em operação em um complexo hoteleiro na capital, Goiás
Divulgação
Como o hotel e o complexo comercial utilizam outras tecnologias baseadas na internet das coisas, a Pequi consegue, por exemplo, acessa elevadores sem intervenção humana. Além disso, ela interage com as pessoas durante o percurso e, ao chegar ao destino, orienta o cliente no passo a passo para a retirada do produto.
Experiência
A gerente do complexo hoteleiro em Goiânia, Mariana Dettino, conta que essa primeira experiência da robô com os clientes será ampliada. “A gente vai primeiro atender a torre comercial e shopping, neste primeiro momento, e depois no hotel. A gente está fazendo o treinamento com ela e a partir da segunda quinzena de outubro, ela entra em operação”, prevê.
Dettino salienta que o hotel já possui sistema automatizada. De acordo com ela, nas suítes, os hóspedes conseguem utilizar comandos de voz para ativar diversas funções. O uso é ativado por uma tag com QR Code, em que o cliente pode ter controle de luzes, por exemplo.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás