De acordo com administração, apenas as hospedagens já agendadas serão mantidas. Santuário fica em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que abriga espécies da flora e fauna. Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, na Serra do Caraça, em Minas Gerais
Giovani Rodrigues/Arquivo pessoal
Em decorrência do fogo que atinge a Mata Atlântica, desde a última terça-feira (10), entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, na Região Central de Minas Gerais, o Santuário da Serra do Caraça está fechado para visitações por tempo indeterminado.
De acordo com o coordenador ambiental da reserva do Caraça, Douglas da Silva, somente as hospedagens já reservadas estão mantidas.
“A RPPN Santuário do Caraça informa que, devido ao empenho da equipe ambiental no combate aos focos de incêndio na região, as atividades de visitação ‘day use’ estão suspensas por tempo indeterminado”, informou a publicação na rede social do santuário.
Moradores locais sofrem com a fumaça que há quase uma semana encobre a cidade e parte da serra
A área afetada pelo fogo é de difícil acesso, com relevo íngreme e vegetação densa e extensa, composta por montanhas e mata fechada. Desde o início da semana, equipes de brigadistas e militares atuam para controlar as chamas que atingem a região a vegetação.
Neste domingo (15), a operação de combate ao fogo começou às 5h30. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 9 militares, 4 brigadistas, 6 viaturas e uma aeronave estão empenhados nos trabalhos.
A área total atingida ainda está sendo estimada. De sábado (14) até a manhã de domingo (15), foram 80 hectares queimados.
Santuário da Serra do Caraça
O Santuário da Serra do Caraça tem 250 anos e é uma propriedade da Província Brasileira da Congregação da Missão, com 11.233 hectares.
Globocop sobrevoa entorno da Serra do Caraça para mostrar incêndio
Localizado entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, a propriedade é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e abriga espécies da flora e fauna, entre elas, o lobo-guará, que todas as noite vai até o pátio da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens para comer carne e frutas colocadas em uma bandeja.
Santuário Serra do Caraça está em meio à Mata Atlântica e recebe ‘visitas’ do lobo-guará
Arte/g1
Vídeos mais assistidos do g1 Minas