Homem é preso em operação contra garimpo ilegal em Alenquer, oeste do Pará


A operação, coordenada pela Diretoria de Polícia do Interior (DECA/STM), com apoio da Superintendência da 12ª RISP, NAI/BMA e Graesp, foi intensificada após as denúncias e as ameaças. Equipamentos dos garimpeiros ilegais sendo destruídos pela Polícia
Divulgação
Na tarde de sexta-feira (13), um homem identificado como Raimundo Nonato de Abreu Neves foi preso em Alenquer, oeste do Pará, suspeito de envolvimento em exploração ilegal de garimpo e madeira, além de porte ilegal de arma de fogo. A prisão faz parte da 4ª fase da Operação “Black Gold”, deflagrada pela Polícia Civil com o objetivo de desarticular atividades criminosas na região.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com informações da Polícia, Raimundo Nonato também está sendo investigado por ameaças contra uma advogada e lideranças do Projeto de Assentamento de Desenvolvimento Sustentável (Aparaí) e do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Alenquer. As ameaças começaram após essas lideranças denunciarem crimes ambientais praticados no local aos órgãos federais.
Uma grande área de mata foi devastada pelos garimpeiros ilegais
Divulgação
A operação, coordenada pela Diretoria de Polícia do Interior (DECA/STM), com apoio da Superintendência da 12ª RISP, NAI/BMA e Graesp, foi intensificada após as denúncias e as ameaças. O objetivo era o cumprimento de mandados de prisão temporária, além de buscas e apreensões domiciliares, quebra de sigilos telefônicos e a destruição de garimpos ilegais.
Durante a operação, os policiais encontraram uma pista de pouso e decolagem clandestina, que foi destruída. Além disso, motosserras, arma de fogo e outros equipamentos utilizados na atividade ilegal foram apreendidos, e os acampamentos dos criminosos foram desmontados.
Com base nas evidências e nas perícias realizadas, a prisão temporária de Raimundo Nonato foi efetuada. A polícia segue investigando para localizar outros envolvidos na exploração ilegal e nas ameaças.
A Polícia usou um helicóptero para chegar até a área explorada pelos garimpeiros ilegais
Divulgação
Esta é a segunda vez que as autoridades destroem equipamentos de garimpeiros atuando clandestinamente na região. Durante a ação, uma equipe de dez policiais, incluindo quatro do Graesp, utilizou um helicóptero e duas viaturas para acessar as áreas de difícil alcance. As atividades começaram na sexta-feira (13) e foram concluídas no sábado (14).
A operação “Black Gold” continua em andamento, e as autoridades afirmam que mais prisões podem acontecer nos próximos dias à medida que a investigação avança.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.