Ministra Sonia Guajajara visita aldeia em Avaí e fala sobre trabalho de brigadistas no combate às queimadas


Sonia Guajajara participou do último dia dos jogos indígenas, neste domingo (15), na aldeia Ekeruá, em Avaí (SP). Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, durante visita a Avaí (SP)
Anderson Camargo/TV TEM
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, destacou o trabalho de brigadistas no combates às queimadas que atingem todo o estado de São Paulo, durante o último dia dos jogos indígenas, neste domingo (15), na aldeia Ekeruá, em Avaí (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O evento reuniu 10 aldeias do estado de São Paulo e também do Paraná. Durante cinco dias os participantes disputaram diversas modalidades da tradição indígena, como arco e flecha, zarabatana, arremesso de lança e cabo de força.
Sonia foi recebida por organizadores e seguiu para uma cerimônia. A ministra, em seu discurso, falou como a preocupação com as queimadas pelo país e a importância dos povos indígenas na preservação do meio ambiente.
“Nós estamos aqui com representação de brigadistas indígenas do Prevfogo [Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais] e que sabem bem a dificuldade que nós estamos passando nesse momento. Eu sei que não é um trabalho fácil para os brigadistas conter os incêndios, imagina quando esse incêndio está totalmente descontrolado.”
Situação de emergência
Todo o estado continua em situação de emergência por conta do alto risco de incêndios. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), quase mil incêndios já foram registrados em setembro deste ano.
Por conta da situação alarmante, o governo prorrogou o fechamento dos parques e unidades de conservação até o dia 29 de setembro.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: aeronave sobrevoa cidade no interior de SP e mostra estragos provocados por queimadas
Fogo na Serra do Mursa é extinto após cinco dias de combate; posto de comando monitora o local
Dois homens são presos após atearem fogo às margens de rodovia no interior de SP
Depois do evento, a ministra participou de uma reuniao a portas fechadas onde ouviu demandas das lideranças locais.
Jogos indígenas, realizado em Avaí (SP)
Anderson Camargo/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.