Funcionárias denunciam falta de pagamento de benefícios após empresa fechar as portas sem aviso prévio em Sorocaba


Conforme apurado pela TV TEM, a empresa prestava serviços para cerca de 1.440 escolas da rede estadual. Funcionárias denunciam falta de pagamento após empresa fechar as portas em Sorocaba
Funcionária da limpeza de escolas estaduais de Sorocaba (SP) denunciam que estão sem receber o salário e outros benefício. Segundo elas, a empresa contratada pelo governo estadual, que tinha sede em Itu (SP), fechou as portas sem aviso e não pagou ninguém.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A auxiliar de limpeza Daniela Tavares afirma que tenta falar com o setor de recursos humanos há quatro dias. Por telefone, a chamada não é completa. Já por mensagem de WhatsApp, a então supervisora enviou um áudio, ao qual a TV TEM teve acesso, afirmando que a empresa fechou as portas e que nada poderia fazer para ajudar.
“Minha filha, eu não trabalho mais na empresa. A empresa está com as portas fechadas, todos os supervisores foram mandados embora.”
Funcionárias denunciam falta de pagamento de benefícios após empresa fechar as portas sem aviso prévio em Sorocaba
Hélio Freitas/TV TEM
Daniela diz que está sem receber o salário e os benefícios do último mês, assim como a também auxiliar de cozinha, Cristina Fidêncio. Ela relembra que quando souberam do possível fechamento da empresa, as funcionárias foram até a sede e constataram que os profissionais haviam feito a mudança do local há 10 dias.
“A gente começou a receber WhatsApp das meninas da empresa [perguntando] se a gente estava sabendo de alguma coisa, porque ficaram sabendo que a empresa tinha fechado as portas e deixado a gente na mão. Aí, algumas delas foram até a empresa para ver o que estava acontecendo. Realmente, chegaram lá e a empresa tinha fechado as portas, tinha saído com a mudança fazia dez dias de lá”, relembra.
“Foi de repente. Quando viu, eles já tinham saído da empresa. Os supervisores nossos, ninguém falou nada com a gente. Então, foi muito rápido tudo isso”, completa Cristina.
Conforme apurado pela TV TEM, a empresa prestava serviços para cerca de 1.440 escolas da rede estadual. Uma delas fica no Jardim Santa Bárbara, zona oeste de Sorocaba, onde quatro funcionárias se dividiam em dois turnos para cuidar da limpeza das salas dos 700 alunos da unidade.
Cristina e Daniela relembram momento em que souberam do fechamento da empresa
Hélio Freitas/TV TEM
Em nota, a diretoria de ensino de Sorocaba disse que rescindiu o contrato porque a empresa não estava cumprindo as regras vigentes no documento. Agora, os trabalhadores estão se organizando para acionar a empresa na Justiça.
“Como a gente vai fazer sem salário? Trabalhar um mês inteiro para não receber nada? A gente está sem vale, sem vale alimentação, vale refeição, tem muitas que estão sem o vale transporte. Como que vai trabalhar?”, questiona Daniela.
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que a empresa “Prime Facilities”, responsável pela limpeza das escolas estaduais, não emitiu comprovante de pagamento dos meses de julho e agosto e, por isso, de acordo com a Seduc, não foi feito o repasse de setembro.
Como a empresa prestava serviços em centenas de escolas em São Paulo, a TV TEM questionou sobre os funcionários de Sorocaba e o advogado que representa a Prime Facilities, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.