Defesa Civil encerra quinto dia de combate ao incêndio na Serra da Bocaina


Ainda há um foco de incêndio ativo. As equipes devem voltar ao combate ao fogo na manhã desta segunda-feira (16). Defesa Civil encerra quinto dia de combate ao incêndio na Serra da Bocaina
Depois de cinco dias de combate ao fogo, ainda existe ao menos um foco de incêndio ativo na Serra da Bocaina, em Bananal (SP). A atuação das equipes da Defesa Civil, bombeiros e voluntários foi suspensa por conta da baixa visibilidade noturna, mas o combate voltará a ser feito nesta segunda-feira (16).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
As chamas começaram na quarta-feira (11), em uma área próximo à Rodovia Sebastião Diniz de Moraes, e se espalharam pela mata. A Defesa Civil ainda não tem a dimensão de toda área atingida e as causas de origem do fogo.
A princípio, três focos de incêndio estavam sendo combatidos. Neste domingo (15) há apenas um foco ativo, mas em uma região de difícil acesso.
Mais de 50 pessoas entre membros da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários atuam para apagar os focos de incêndio. Além do combate por terra, a operação conta com o apoio aéreo de três helicópteros.
As equipes voltam ao combate ao incêndio na manhã de segunda-feira (16)
João Mota/TV Vanguarda
Somente neste final de semana, os helicópteros despejaram cerca de 100 mil litros de água na vegetação.
Além de todo o combate que já está sendo feito, membros da Defesa Civil e da Fundação Florestal vão iniciar rondas noturnas por estradas que passam pela Serra da Bocaina. A ideia é vistoriar a região e proteger a mata de possíveis ações criminosas.
A expectativa é que os trabalhos de combate ao fogo voltem a serem feitas às 7h desta segunda-feira (16).
Helicóptero usado no combate ao fogo em Bananal
TV Vanguarda/Reprodução
Fogo em Bananal
Em Bananal, são usados três helicópteros para combater o fogo em área de mata, jogando água nos locais mais críticos. As chamas começaram na última quarta-feira (11), em uma área de mata na Serra da Bocaina.
Helicópteros despejaram cerca de 100 mil litros de água em combate a fogo na Serra da Bocaina
TV Vanguarda/Reprodução
O local, segundo a Defesa Civil, fica próximo à Rodovia Sebastião Diniz de Moraes. O fogo atinge uma área de vegetação natural e área de preservação permanente.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.