Entrevistas ocorreram de 9 a 12 de setembro com os quatro candidatos, seguindo a ordem de sorteio: Tião Bocalom (PL), Jarude (Novo), Marcus Alexandre (MDB) e Dr. Jenilson (PSB). g1 Acre fez uma rodada de entrevistas com os quatro candidatos à prefeitura de Rio Branco
g1 AC
O g1 Acre convidou os quatro candidatos à prefeitura de Rio Branco para uma série de entrevistas que ocorreu de 9 a 13 de setembro. Foram entrevistados:
09/09 – Tião Bocalom (PL)
10/09 – Jarude (Novo)
11/09 – Marcus Alexandre (MDB)
12/09 – Dr. Jenilson (PSB)
Os candidatos foram questionados, pelos jornalistas Renato Menezes e Yuri Marcel, sobre as propostas que têm para a cidade. A sequência seguiu a ordem de sorteio definida em 16 de agosto, em reunião com os representantes de cada um.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
ELEIÇÕES 2024: Confira a página especial do g1 AC
Confira agora um resumo dos principais temas abordados:
Tião Bocalom (PL)
g1 Acre entrevista o candidato Tião Bocalom, do PL
Tião Bocalom foi o primeiro entrevistado do g1 Acre. O atual prefeito, que busca a reeleição, é candidato pelo Partido Liberal (PL), tem 71 anos e também é professor e já foi prefeito de Acrelândia, no interior do Acre, por dois mandatos e meio, de 1993 a 1996, de 2001 a 2004, e de 2005 a 2006, quando renunciou para disputar o governo do estado.
Ao vivo, Bocalom prometeu recapear mais de 200 quilômetros de ruas, além de premiar os melhores estudantes da rede pública municipal de ensino para conhecerem a Disney e a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.
Sobre transporte coletivo, ele comentou que o fechamento dos terminais de integração foi feito porque as próprias comunidades teriam pedido a desativação, e defendeu o pagamento de subsídios para a empresa de transporte coletivo que atua na capital e cujo aporte superou R$ 30 milhões apenas em 2024.
Confira a matéria completa sobre a entrevista de Tião Bocalom
Tião Bocalom foi o primeiro entrevistado do g1 Acre no dia 9 de setembro
Luana Rodrigues/Rede Amazônica Acre
Jarude (Novo)
g1 Acre entrevista o candidato Emerson Jarude, do Novo
Emerson Jarude foi o segundo entrevistado do g1 Acre e é candidato pelo Partido Novo. Ele é advogado, tem 34 anos, já foi vereador e, desde 2022, exerce o mandato de deputado estadual.
Jarude declarou que quer informatizar serviços da Saúde, como agendamento de consultas, além de defender a concessão do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e transformar da Emurb em agência reguladora.
O candidato falou ainda sobre o estudo de impacto fiscal do programa ‘Empreender com juros zero’, iniciativa que promete colocar em prática, caso seja eleito. Jarude promete subsidiar juros de empréstimos de empreendedores na capital, com público-alvo para pessoas acima dos 16 anos.
Confira a matéria completa sobre a entrevista de Jarude
Jarude foi o segundo entrevistado do g1 Acre na série com os candidatos à Prefeitura de Rio Branco
Divulgação
Marcus Alexandre (MDB)
g1 Acre entrevista o candidato Marcus Alexandre, do MDB
Marcus Alexandre foi o terceiro entrevistado do g1 Acre. O engenheiro tem 47 anos, foi prefeito de Rio Branco por um mandato e meio, de 2013 a 2016, e de 2017 a 2018 quando saiu para concorrer ao governo do estado. Em 2022, foi candidato a vice-prefeito.
Ele disse ao vivo que, se eleito, deve investir em recuperação e ampliação da Estação de Tratamento de Água 2 (ETA II), tanto na captação quanto na região do tratamento. Também quer usar a tecnologia para avisar à população sobre a possibilidade de eventos climáticos, como cheias e secas.
O candidato falou também que terá a política de ‘tolerância zero’ com possíveis casos de assédio sexual e moral dentro do poder público, bem como retomar programas de arborização com árvores adequadas ao perímetro urbano.
Confira a matéria completa sobre a entrevista de Marcus Alexandre
Marcus Alexandre foi o terceiro candidato entrevistado na sabatina do g1 Acre
Wesley Tavares/Divulgação
Dr. Jenilson (PSB)
g1 Acre entrevista o candidato Dr. Jenilson, do PSB
Jenilson Leite foi o último entrevistado do g1 Acre. Natural de Tarauacá, no interior do estado, ele tem 46 anos, é médico infectologista, foi presidente da Associação Médica Nacional e já foi deputado estadual por dois mandatos e candidato ao Senado nas eleições de 2022.
Durante a entrevista, falou em criar um centro de saúde exclusivo para mulheres, passe livre para estudantes e transferência do Centro Pop para outro local fora do Centro de Rio Branco.
O candidato disse ainda que quer retomar os programas habitacionais e que quer fornecer as condições passa que a população da zona rural da capital possa captar e tratar a água nas suas comunidades em períodos de estiagem.
Confira a matéria completa sobre a entrevista de Dr. Jenilson
Dr. Jenilson foi o quatro e último entrevistado na sabatina do g1 Acre nesta quinta-feira (12)
Divulgação
Conteúdos especiais do g1
Pela primeira vez, o g1 publicou reportagens automatizadas com as listas de candidatos a prefeito e vereador de cada um dos 22 municípios do Acre nas eleições de 2024. Clique aqui para ver os candidatos da sua cidade.
Além das reportagens automatizadas, o portal também lançou o “Quem Eu Escolho”, plataforma interativa que reúne todos os candidatos a prefeito e vereador e permite que o eleitor faça filtros por gênero, cor, profissão e nome de cada um. Para acessar a plataforma, clique aqui.
O g1 também atualiza, diariamente, desde o dia 2 de setembro, a agenda dos candidatos. A ordem disposta é com base na forma que os candidatos cadastraram o nome no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para conferir a agenda diária, clique aqui.
VÍDEOS: g1