Produção de café enfrenta desafios no Brasil com adversidade das condições climáticas


Diante de um cenário em que a seca vem dominando o país, há soluções oferecidas para produtores reduzirem os impactos do clima em produção Mesmo diante das adversidades vividas pelo clima e a seca, Brasil é o maior produtor de café do mundo
Adobe Stock
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo, com uma forte tradição na cultura cafeeira. No entanto, as recentes condições climáticas, como aumento de temperaturas e secas prolongadas, têm impactado negativamente as safras de café, levando a uma redução na produção e ao aumento dos preços, conforme reportado por fontes recentes.
Diante de um cenário em que a seca vem dominando o país, há soluções oferecidas para produtores reduzirem os impactos do clima na produção.
O Brasil vive o período de seca mais extenso e severo desde a estiagem de 2015. A conclusão é do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Até novembro, o cenário não deve mudar e apenas o Rio Grande do Sul deve ficar livre da seca. A condição traz impactos para o Brasil e o mundo, ameaçando, sobretudo, a produção agrícola, em especial a produção cafeeira, provocando perdas e levando a incertezas em relação à safra de 2025.
Além da redução da produtividade, a seca afeta a qualidade dos grãos, prejudicando o sabor e o aroma do café. Como os produtores precisam investir em novas técnicas para reduzir os impactos da seca e irrigar a plantação, os preços tendem a aumentar, elevando os custos e o valor final para o consumidor.
Ainda diante dessa realidade e das adversidades climáticas vividas no país, o Brasil lidera a produção mundial de café para a safra de 2024-2025, com 33% das 176,2 milhões de sacas de 60kg que serão produzidas no mundo, segundo estimativa da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A importância de uma parceria estratégica
Uma parceria estratégica, como um banco público, que se compromete com o desenvolvimento econômico, faz toda a diferença, tanto no cotidiano quanto em situações adversas como a que estamos vivendo. O Banco BRB oferece oportunidades para o produtor rural, apresentando soluções inteligentes e personalizadas de acordo com a realidade vivida por seus clientes.
Por meio do Crédito Rural, de forma fácil e rápida, o agronegócio BRB ajuda o produtor, seja no investimento em máquinas, benfeitorias e equipamentos, do preparo do solo à comercialização do café.
Produtores rurais, pessoas físicas e jurídicas, cooperativas de produção com atividades no setor agropecuário estão entre os beneficiários de financiamentos de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Esse tipo de fundo foi criado pela Constituição Federal de 1988 para promover o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste do país.
Há também linhas de crédito no BRB fomentadas por recurso de repasse do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).
As flutuações no mercado, que podem acontecer diante desse período de seca, ficam mais seguras com o BRB Investimentos. Por meio dele, o produtor faz a gestão das operações de seu negócio, assegurando preços que garantem a lucratividade.
Isso sem falar de outras soluções agro oferecidas pelo BRB, como o Seguro Rural, que protege o produtor contra perdas na sua atividade, decorrentes justamente de eventos climáticos, como temos falado aqui.
Conheça as soluções oferecidas pelo Banco BRB aqui
Baixe o app do BRB aqui
Adicionar aos favoritos o Link permanente.