Candidato à prefeitura de Rio Branco pelo Novo, Emerson Jarude apresentou documento de 80 páginas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre as propostas, destacam-se a criação de um sistema de barreiras de contenção no Riozinho do Rola e no curso do Rio Acre, e conceder o serviço de saneamento básico à iniciativa privada. Emerson Jarude, do Novo, é candidato à prefeitura de Rio Branco
Arquivo pessoal
O candidato à prefeitura de Rio Branco, Emerson Jarude (Novo), apresentou e cadastrou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponível desde o dia 15 de agosto. Nesta terça-feira (10), ele é o segundo entrevistado do g1, onde abordou os principais tópicos do documento.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
CONFIRA: g1 Acre entrevista Emerson Jarude (Novo)
Com 80 páginas, o candidato, que tem Capitão Isaias (Novo) como candidato a vice-prefeito, traz informações gerais sobre a situação de emprego, fala sobre a criação de aplicativos para agendamento de consultas médicas, e comenta que fez consultas públicas online, consultas com entidades e reuniões semanais em diversas regionais para formular o documento.
“Um projeto que valoriza a educação como alicerce do desenvolvimento, que prioriza a saúde e o bem-estar de todos, que investirá em infraestrutura e mobilidade urbana, que promoverá a cultura e o esporte, e que trabalhará incansavelmente pela segurança e pelo desenvolvimento econômico”, diz um trecho do documento.
Jarude dividiu o plano em seis eixos. Falou também que quer resolver problemas crônicos como a falta de infraestrutura básica, a precariedade do transporte público, a insegurança e os efeitos dos desastres ambientais recorrentes. Confira abaixo alguns dos tópicos:
LEIA TAMBÉM:
Veja quem são os candidatos a prefeito de Rio Branco
ELEIÇÕES 2024: Veja a página especial do g1 AC
g1 fará entrevistas ao vivo com candidatos a prefeito de Rio Branco; veja como assistir
Saúde
As propostas da saúde são estruturadas no eixo 4, que trata sobre bem-estar e qualidade de vida. Jarude destaca que pretende criar um sistema de agendamento de consultas por aplicativo e sem limitar o número de vagas por dia.
No plano de governo, também fala em centralizar uma farmácia municipal 24h e reduzir a falta de pontualidade e assiduidade dos profissionais de saúde, por meio de ações de valorização e conscientização. O candidato também fala em implementar o “Centro da Melhor Idade” em cada regional da cidade, oferecendo atividades diversificadas.
Com relação à saúde animal, Jarude quer implementar o Núcleo de Defesa Animal e criar o primeiro Hospital Público Veterinário de Rio Branco, visando o controle populacional de cães e gatos e a prevenção de zoonoses.
Saneamento básico
Sobre saneamento, Jarude destaca o tópico logo no primeiro eixo, que trata sobre infraestrutura e serviços públicos. No plano de governo, ele fala sobre buscar soluções para o Rio Acre e igarapés, além da implementação de um sistema de barreiras de contenção no Riozinho do Rola e após, no curso do Rio Acre.
Quer também transformar a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) em Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos, além de conceder o serviço de saneamento básico à iniciativa privada, criar um fundo de saneamento e implementar quatro Estações de Tratamento de Água (ETAs).
Habitação e segurança
Jarude aborda os temas no eixo 4. Ele fala em revisar os valores de aluguel social e os critérios para concessão, além de viabilizar construção de conjuntos habitacionais dentro do espaço urbano.
Sobre segurança, quer implementar a guarda municipal, um sistema de monitoramento e um aplicativo municipal de segurança.
Infraestrutura, mobilidade urbana e transporte público
No eixo 1, ele aborda sobre infraestrutura e mobilidade urbana. Jarude diz que quer fazer um estudo em parceria com a Associação dos Municípios do Acre (Amac) para ver quais ruas estão danificadas e assim fazer um recapeamento ou novo pavimento.
Jarude fala também em fazer um aplicativo para que a população apresente os problemas e solicitações de infraestrutura. Propõe ainda a recuperação das ruas do programa Ruas do Povo.
Educação, cultura, esporte e lazer
Jarude explana o tópico de cultura, esporte e lazer no eixo 5. Sobre as propostas, ele visa transformar, em parceria com o Estado, o Calçadão da Gameleira em um corredor cultural, estimulando bares e locais gastronômicos.
Com relação à educação, propõe ampliar a oferta de vagas em creches e pré-escolas por meio de parcerias com instituições privadas credenciadas pela Prefeitura, além de implementar uma escola bilíngue e criar o programa ‘Adote uma escola’.
Meio ambiente
Jarude propõe soluções para rio e igarapés, bem como sistema de barreiras de contenção no Riozinho do Rola e após o Riozinho do Rola, no curso do Rio Acre. O candidato também visa implementar o programa de embelezamento da cidade, de arborização urbana e de contingência para desastres ambientais.
VÍDEOS: g1