Protesto de indígenas Xikrin bloqueia acesso ao escritório da Norte Energia, concessionária de Belo Monte, no PA

Indígenas cobram cumprimento de compromissos da empresa, que levariam melhorias às comunidades. Em Altamira, no sudoeste do Pará, indígenas da etnia Xikrin bloquearam o trecho em frente ao escritório da empresa Norte Energia, concessionária da usina hidrelétrica Belo Monte.
A manifestação começou pela manhã, na avenida Tancredo Neves, que dá acesso ao aeroporto da cidade. Os indígenas também montaram barricadas com pneus que foram queimados.
Por causa do bloqueio, os funcionários da empresa não foram trabalhar nesta segunda-feira (16). Moradores de bairros, que ficam mais distantes, também não puderam passar pelo local para ir ao trabalho ou seguir para o centro da cidade.
As lideranças indígenas representam 41 aldeias da Terra Indígena Trincheira-Bacajá. Elas afirmam que a empresa teria deixado de cumprir compromissos que levariam melhorias às comunidades.
Os manifestantes pedem que a Norte Energia faça a revisão do projeto básico ambiental elaborado para atender as comunidades indígenas.
Segundo as lideranças, as aldeias teriam sido impactadas pelo empreendimento, como a dificuldade de acesso pelo rio e a escassez de peixe e caça.
Uma pauta com as reivindicações foi encaminhada à Norte Energia, à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e ao Governo Federal, além do Ministério Público Federal (MPF).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.