Decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (16), em coletiva de imprensa. Na mesma situação seu substituto na corrida eleitoral foi apresentado: Clodoaldo Gazetta, que já exerceu o cargo de prefeito de Bauru de 2016 a 2020, tentou a reeleição, mas não avançou para o segundo turno. Da direita para a esquerda, Clodoaldo Gazetta, Ricardo Crepaldi e Matheus Piotto
Anderson Camargo/TV TEM
O candidato a prefeito de Bauru (SP) pelo Partido Verde (PV), Ricardo Crepaldi, anunciou sua renúncia à candidatura em uma entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (16).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A decisão ocorre após a impugnação de sua candidatura pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que considerou irregular a transferência do seu domicílio eleitoral para Bauru fora do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral.
Crepaldi havia apresentado um recurso à decisão do TRE e aguardava um parecer do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas optou por retirar-se da corrida eleitoral.
O PV já anunciou seu substituto, Clodoaldo Gazetta, também do partido. Gazetta já exerceu o cargo de prefeito de Bauru de 2016 a 2020, tentou a reeleição, mas não avançou para o segundo turno.
O que diz a legislação
Segundo o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a data-limite para o registro de candidaturas foi 15 de agosto.
Porém a Justiça Eleitoral ainda permite substituições em situações específicas, como renúncia, falecimento ou expulsão do candidato até 20 dias antes da eleição, ou seja, até esta segunda-feira (16).
Caso a substituição ocorra após esse prazo de 20 dias, o novo candidato concorrerá com o nome, número e fotografia do candidato original, pelas tabelas e urnas já estarem preparadas.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: