Moradores afirmam que confusão começou após eles pedirem para profissional ter mais cuidado na coleta. Prefeitura afirma que processo administrativo vai apurar o caso. g1 tenta contato com empresa responsável pelo serviço e defesa do gari. Vídeo mostra gari ameaçando moradores com facão no Paraná
Imagens registradas por moradores de Sarandi, cidade que fica a 7 km de Maringá, no norte do Paraná, mostram um gari proferindo ameaças contra eles.
Em um dos vídeos, o homem chega a mostrar um facão para uma mulher. Também é possível ouvir algumas das falas do gari.
“Relaxa, eu falei na frente da polícia que ia vir aqui hoje e eu vim. Amanhã eu vou vir de novo! Se a polícia não resolveu, o que que é vocês pra resolver? […] Vou ‘estralar’ essa casa na bala”, diz ele. Assista acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Em outras imagens, também é possível ver um gari arremessando sacos de lixo na direção dos moradores.
A confusão foi registrada na noite de sábado (14).
Ao g1, uma moradora que não quis se identificar afirmou que a confusão começou após os moradores pedirem para os garis recolherem o lixo com mais cuidado.
“Ele [o gari] passou e saiu jogando, de qualquer jeito, saiu rasgando [o lixo]. Aí a gente falou: “moço, por favor, a gente paga. Faz direito, cata direito, depois vocês recolhem, amontoa certinho, por favor”. E aí ele foi pirraçando, aí ele pirraçou mesmo, aí ele jogava os sacos de qualquer jeito. Ele gritava, ele zombava da nossa cara. E aí eu comecei a filmar, porque a gente paga e a gente não está pagando barato”, contou.
Ela disse ainda que os moradores da região estão assustados e com medo.
A Polícia Militar foi chamada e registrou um boletim de ocorrência. Porém, segundo a moradora, o gari voltou horas depois, em uma moto, e continuou com as ameaças.
“Nós, moradores, pedimos que eles tomem providências logo, porque são nossas vidas que estão em risco, são a vida dos nossos filhos que estão em risco, que ficam na frente da nossa casa brincando”, finaliza.
LEIA TAMBÉM:
Curitiba: Motorista abandona Mercedes de R$ 2 milhões após acidente de trânsito
Ubiratã: Três pessoas morrem e cinco ficam feridas em grave acidente entre dois carros
Toledo: Jovem viraliza ao contar que ficou meses com parte do crânio ‘guardada’ na barriga após acidente
Respostas
Em Sarandi, a coleta de lixo é realizada por uma empresa terceirizada.
Em nota, a Prefeitura de Sarandi afirmou que “tomará todas as providências legais e administrativas a fim de apurar com imparcialidade a lamentável situação ocorrida”.
O município diz ter juntado documentos e imagens com o objetivo de instaurar um processo administrativo.
No documento, a Prefeitura também repudiou todo tipo de violência e afirmou que nenhuma conduta irregular ou ameaçadora será tolerada.
O g1 procurou os responsáveis pela empresa que realiza a coleta no município, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
O g1 também tenta identificar a defesa do gari.
Nas imagens, é possível ver o gari mostrando um facão para uma moradora
Reprodução
VÍDEOS: Mais assistidos g1 Paraná
Veja mais notícias em g1 Norte e Noroeste.