Jornalista Leão Serva disse que o coach chegou a retornar para o seu púlpito, mas antes do programa continuar reclamou de dores e foi embora. Mediador fala sobre debate em que Datena agrediu Marçal
Leão Serva, mediador do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo promovido pela TV Cultura na noite deste domingo (15), onde Pablo Marçal (PRTB) levou uma cadeirada de José Luiz Datena(PSDB), disse em entrevista a GloboNews, que o coach continuaria no debate mesmo após agressão, mas desistiu.
“Datena feriu todas as fases de punição naquele momento. Nossa comissão julgadora entendeu que Marçal usou um termo de baixo calão e, ao voltar, ganharia duas advertências. Essa era nossa posição a princípio. Pedi para que Datena se retirasse, ele resistiu, mas saiu. Marçal também foi caminhando para fora do púlpito, questionei e ele disse que não estava se retirando e retornou ao seu local”, afirmou.
Datena diz não se arrepender de agressão; Marçal afirma que cadeirada ‘foi só um esbarrão’
Antes de o programa voltar a ser transmitido, Marçal disse que não tinha condições de continuar.
“O Datena já tinha saído. O Marçal voltou para o púlpito dele, passou alguma coisa muito rápida no púlpito, como quem está se preparando. Todos estavam se preparando para voltar ao ar. Então ele desistiu e passou por mim com uma cara de quem estava com dores, segurando as costelas, e disse que não teria condições de continuar e iria embora.”
Em um áudio obtido pelo jornal Folha de S. Paulo e possível ouvir o momento em que Serva diz que o coach está “se retirando por vontade própria”.
Leão Serva: Marçal está se retirando por vontade própria
Pablo Marçal: Por vontade própria não! Fui agredido, acertaram a minha costela.
Leão Serva: Marçal quer continuar no programa? Então você vai continuar. Os seus ânimos estão acalmados ou não? Candidato Datena eu peço que o senhor se retire. [..] Marçal se sente bem para continuar no debate?
À GloboNews Serva disse que Marçal não teria sido retirado pela produção, mas receberia duas advertências. “Um candidato foi retirado e o outro se retirou”.
Provocações
Ainda segundo o jornalista, mesmo após a agressão o coach continuou provocando Datena.
“A gente apartou os dois. O Marçal continuou provocando o Datena. Na verdade, houve uma separação dos dois e, depois que eles estavam separados, Datena começou a contar aquela história: ‘minha sogra morreu por conta desse episódio’. O Marçal segue dizendo algo assim: ‘vem aqui’, alguma coisa assim. Depois ele muda o discurso e fala: ‘seu ditador, seu ditador'”, disse Serva.
O encontro, organizado pela TV Cultura, foi temporariamente interrompido após o incidente, mas retomado sem a presença dos dois candidatos. Datena foi expulso e Marçal se retirou após dizer que não tinha condições de continuar.
Receba no WhatsApp os posts da Sadi
Marçal foi levado para o Hospital Sírio-Libanês assim que deixou o estúdio e o boletim médico diz que ele sofreu traumatismo na região do tórax à direita e em punho direito, sem maiores complicações associadas.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Datena agride Pablo Marçal com cadeirada durante debate em São Paulo
‘Infelizmente, eu perdi a cabeça’, diz Datena após agredir Pablo Marçal em debate
Veja repercussão de cadeirada entre outros candidatos
Sem os dois candidatos envolvidos na briga, o mediador consultou os assessores dos demais candidatos para saber se queriam continuar ou encerrar o debate. Optaram por continuar.
Antes de ir embora, teve uma pequena discussão, porque eles queriam interromper o debate. A assessoria dele veio me dizer que eu deveria encerrar o debate. Bom, saíram e começamos. Foi mais ou menos isso.
Injúria e lesão corporal
O advogado de Marçal registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal e injúria contra Datena. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou que o caso foi registrado no 78° DP (Jardins) na noite de domingo (15).
O advogado do candidato do PRTB foi orientado quanto ao prazo para ofertar representação criminal para o prosseguimento da investigação. A representação deve ser feita em até seis meses por Pablo Marçal.
Após a agressão houve gritos, xingamentos e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) apartando a situação.
Vídeo mostra confusão entre Datena e Pablo Marçal após cadeirada em debate
Nas imagens, gravadas por um espectador que estava no local, é possível ver o momento da confusão por outro ângulo. Após a agressão, a candidata Maria Helena (Novo) gritou assustada e se afastou do local.
Cadeirada
Datena agride Pablo Marçal em debate em SP
TV Cultura/Reprodução
A agressão aconteceu depois que Pablo Marçal fez uma pergunta para Datena. O candidato do PRTB perguntou ao apresentador quando ele pararia com a “palhaçada” e desistiria da candidatura. Antes, ele havia citado uma denúncia de assédio sexual contra Datena.
“A gente quer saber que horas você vai parar. Já abandonou entrevista chorando. Você, que é um cara que só fala quando tem uma televisãozinha escrevendo ali, que horas o Datena vai parar com essa palhaçada que ele tá fazendo aqui?”, disse.
Datena disse que Marçal estava fazendo acusações e calúnias contra ele. O apresentador chamou Marçal de “bandidinho”.
“A acusação que você fez sobre mim eu já, repito, não foi investigada, não havia provas. Foi arquivada pelo Ministério Público”, disse. “O que você fez comigo hoje foi terrível. Espero que Deus lhe perdoe. Você me pediu perdão anteontem. Eu te perdoei.”
Na réplica, Marçal disse que Datena não sabia o que estava fazendo no debate e o chamou de “arregão”. Ele disse que Datena queria agredi-lo no debate da TV Gazeta, em 8 de setembro.
“Você não respondeu à pergunta. A gente quer saber. Você é um arregão. Você atravessou o debate esses dias para me dar tapa e falou que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso. Você não é homem,” afirmou Marçal.
Na sequência, Datena agrediu Pablo Marçal com uma cadeira. O programa foi interrompido.