A preparação para uma gestação envolve diversos fatores, da parte emocional aos hábitos de vida. Sempre que possível, a jornada em direção à maternidade deve começar antes da mulher engravidar. Isso porque a preparação para uma gestação envolve inúmeros fatores, desde a parte financeira até a saúde física e mental.
O médico cooperado da Unimed Curitiba e especialista em ginecologia e obstetrícia, Daniel Nicola Martinez, recomenda que o tempo mínimo indicado para começar a se preparar para uma gestação é de 1 mês.
E o primeiro passo envolve a realização da chamada consulta pré-concepcional, que consiste em avaliar os possíveis riscos que possam prejudicar a futura gestação, como sobrepeso, obesidade, sedentarismo, tabagismo e doenças crônicas como hipertensão e diabetes.
Na consulta antes da gravidez também são solicitados exames para rastrear infecções capazes de gerar complicações para a saúde materna e o bom desenvolvimento do bebê.
“Após a análise desses riscos, realiza-se um planejamento individual com a paciente para otimizar os seus hábitos de vida relacionados à alimentação, atividade física, uso de suplementação, se necessária, e trazer mais qualidade de vida e saúde para essa mulher que deseja engravidar”, reforça o médico.
5 cuidados necessários para uma gestação tranquila
Desde a consulta pré-concepcional, a gestante deve ser estimulada ao máximo a incorporar hábitos saudáveis em sua rotina para diminuir o risco de complicações ao longo da futura gestação. Abaixo, o médico da Unimed Curitiba destaca os 5 principais:
Adotar uma alimentação saudável e balanceada
Tanto a mãe quanto o pai devem priorizar o consumo de alimentos in natura e evitar ingredientes processados e industrializados, já que uma dieta equilibrada contribui para a fertilidade. Por outro lado, o consumo exagerado de alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio podem aumentar o risco de sobrepeso, hipertensão e diabetes, prejudicando a gestação.
Praticar atividades físicas regulares
A orientação é somar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana. Além de prevenir o sobrepeso e favorecer a fertilidade, os exercícios também reduzem a ansiedade das mulheres que estão tentando engravidar.
Parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas
Tanto o cigarro quanto o álcool podem afetar a fertilidade e prejudicar o desenvolvimento saudável do feto. “Não há dose segura na gestação”, alerta o especialista.
Suplementar ácido fólico
A suplementação diária de ácido fólico deve ter início pelo menos 1 mês antes da concepção e ser mantida no mínimo até os 3 meses de gestação. “Essa medida deve ser definida pelo médico que está acompanhando a paciente e, quando necessário, diminui o risco de algumas más formações do sistema nervoso do bebê”, explica o médico da Unimed Curitiba.
Fazer o acompanhamento pré-natal adequado
Com a confirmação da gravidez, a gestante deverá iniciar as consultas pré-natais regulares para monitorar seu estado de saúde, acompanhar o desenvolvimento do feto e intervir preventivamente no caso de qualquer complicação ser diagnosticada.
Conte com o acolhimento e o cuidado especializado do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima da Unimed Curitiba para se preparar para ser mãe e desfrutar da segurança necessária ao longo de toda a gestação.