Moradora se emociona ao filmar chuva em Jaboticabal, SP, após queimadas: ‘Dá até para respirar’


Irene Bortolin registrou uma chuva fina na manhã desta segunda-feira (16). Apesar do alívio, a região de Ribeirão Preto (SP) continua em alerta para a baixa umidade do ar e risco de incêndios. Moradora de Jaboticabal se emociona ao filmar chuva caindo na cidade
Moradora de Jaboticabal (SP), Irene Bortolin se emocionou nesta segunda-feira (16) ao registrar a chuva caindo na cidade. (veja no vídeo acima)
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
“Está chovendo em Jaboticabal, olha que delícia, gente, olha aí. Nesse exato momento, chuviscando aqui em Jaboticabal, dá até para respirar, que delícia”, diz.
O alívio e a felicidade de Irene são compreensíveis. A chuva ocorre em meio a um cenário de crise provocada pelas queimadas que assolam o estado de São Paulo desde o fim de agosto.
Dos 4.618 focos de incêndios registrados no estado desde o dia 21 de agosto, quando a situação se agravou, 43 ocorrem em Jaboticabal, segundo o Banco de Dados de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Moradora de Jaboticabal se emociona ao filmar chuva caindo na cidade
Irene Bortolin
Ainda que em um volume baixo, a chuva é um sinal de esperança para a moradora.
Nas imagens feitas por Irene é possível ver o asfalto molhado, cena que os moradores não viam há tempos. A chuva também chegou a outras cidades da região, como Serrana (SP), Ribeirão Preto (SP) e Barrinha (SP).
Frente fria e onde de calor
A segunda-feira amanheceu nublada e moradores da região puderam sentir uma leve queda na temperatura e uma melhora na umidade do ar em meio à onda de calor.
O fenômeno que causa o aumento das temperaturas estava previsto para terminar na quinta-feira (12), mas se estendeu e deve durar pelo menos até a próxima sexta-feira (20).
A chuva registrada por Irene é resultado de uma frente fria que avançou pelo estado de São Paulo, mas causou pouca influência no interior, com chuvas isoladas e pouco volumosas.
⛅ Confira a previsão do tempo para a região:
Previsão do tempo: frente fria ameniza queimadas, mas região segue em estado e emergência
A previsão, segundo meteorologistas, é que o cenário melhore com chuvas mais frequentes a partir da chegada da primavera, que começa no domingo (22).
Apesar do alívio com a passagem da frente fria, a região continua em alerta para a baixa umidade do ar e para o risco de queimadas.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.