
Cartilha do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania mostra como identificar e enfrentar a violência patrimonial e financeira contra idosos. 90% dos abusos financeiros contra idosos são praticados por familiares em Sorocaba
Reprodução/TV TEM
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) lançou uma cartilha com detalhes sobre como identificar e enfrentar a violência patrimonial e financeira contra idosos.
Esse tipo de violência ocorre quando uma pessoa ou instituição se apropria indevidamente do dinheiro ou dos bens de um idoso. São ações que podem causar danos, perdas, situações humilhantes ou vergonhosas, além de violar direitos humanos e de cidadania.
Na maioria dos casos, essa prática ocorre sem a autorização do idoso. Segundo o MDH, no entanto, há muitas situações em que permissão é concedida por meio de ameaças, violência psicológica ou desinformação. Isso pode levar, por exemplo, o idoso a assinar algo sem entender do que se trata.
Veja quais são os 15 principais golpes eletrônicos contra idosos, e como se proteger.
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1. Bilhete premiado
Nesse caso, um golpista diz que ganhou na loteria — na Mega-Sena, por exemplo —, que possui um bilhete premiado e que não conseguirá receber o prêmio no banco. Em seguida, ele oferece ao idoso direito ao prêmio, desde que a vítima pague um valor menor pelo bilhete.
2. Bilhete falso
Com base nas suas pesquisas feitas na internet, o golpista consegue saber quais são seus interesses e preferências. Ele emite, então, um boleto falso de viagens, consórcios, operadoras de telefonia, multas ou até mesmo de igrejas, e envia por e-mail.
Ao receber este boleto, a vítima não percebe se tratar de um golpe e acaba efetuando o pagamento.
3. Cartão retido no caixa eletrônico
Instalação de uma armadilha nos caixas eletrônicos com o objetivo de prender seu cartão magnético na máquina, para ter acesso aos dados do cartão.
4. Consignado, empréstimo e cartão de crédito
Ocorre quando bancos ou instituições financeiras ligam insistentemente oferecendo empréstimos e cartões de crédito consignados — quando o pagamento de empréstimo é feito de forma automática e a partir da conta bancária da pessoa que solicitou o empréstimo ou foi vítima do golpe.
Segundo o MDH, o golpe pode ocorrer de duas formas diferentes:
telessaque ou saque pelo telefone sem autorização; e
telessaque ou saque pelo telefone sem que a pessoa que contrata tenha compreensão das regras da operação ou seja induzido ao erro.
Outra dica é manter um registro de todas as comunicações e transações relacionadas ao incidente. Isso pode incluir datas, horários, números de telefone, nomes de pessoas com quem você falou.
Além disso, quando a contratação é realizada por meio de ligação telefônica, é garantida a desistência do negócio no prazo de 7 dias.
5. Falso namorado pela internet
O golpista utiliza sites de namoro para procurar vítimas — geralmente idosos ou pessoas que moram sozinhas. Logo, se aproximam, demonstram interesse e iniciam contato por aplicativos de conversa. Após envolvimento emocional, o golpista diz precisar de dinheiro para, por exemplo, tratamento de saúde.
Também é comum que golpistas peçam dinheiro emprestado — que nunca será devolvido — ou que se passem por estrangeiros, alegando envio de presentes. Nesse caso, é comum que um comparsa se passe por funcionário dos Correios ou da alfândega e ligue à vítima dizendo que os presentes estão retidos e precisam de pagamento para serem liberados.
6. Falso sequestro
Os golpistas ligam aleatoriamente para o celular ou telefone e, quando a vítima atende, ela escuta pedidos de ajuda, gritos desesperados e choro, e essa pessoa se passa por alguém de sua família que foi sequestrada.
Logo, outro comparsa fala exigindo pagamento em troca da vida e segurança do suposto familiar, alerta o MDH.
7. Falsa central de atendimento
Por ligação telefônica ou mensagens de WhatsApp, os golpistas se passam por funcionário de alguma instituição financeira e comunicam à vítima que uma compra foi realizada em seu cartão de crédito. Geralmente, uma compra com valor elevado.
Durante a conversa, o golpista pedirá para confirmar seus dados, como número do cartão, endereço, nome completo, CPF, e assim irá coletar suas informações pessoais para benefício dele.
Se possível, entre em contato diretamente com o banco ou instituição financeira utilizando os números de telefone oficiais listados em seu cartão de crédito ou no site oficial da instituição.
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8. Maquininha
Esse tipo de golpe pode ocorrer de várias formas.
As mais recorrentes são:
Visor da maquininha quebrado: o golpista diz que a tela da maquininha está com defeito, efetua o pagamento na máquina e pede para a vítima conferir o valor da compra pelo aplicativo do celular dele. Mas o valor que é cobrado é muito maior do que o valor que aparece no app.
Visor da maquininha com película: o golpista cola um adesivo no visor da maquininha para cobrir parte da tela onde aparece o valor que será cobrado. Assim, a vítima efetua o pagamento acreditando ser o valor que ela visualiza, mas o real valor cobrado é muito maior.
Visor da maquininha adulterado: o golpista adultera o visor da maquininha fazendo aparecer, na tela, o valor combinado. Na prática, no entanto, é cobrado um valor muito maior da vítima.
Compra duplicada: a vítima digita sua senha para confirmar a compra e, logo em seguida, o golpista diz que houve algum erro. Ele diz, então, que vai tentar concluir o pagamento em outra maquininha. Assim, o pagamento é cobrado duas vezes.
9. Motoboy
O golpista liga para a vítima, diz que o cartão dela foi clonado e que precisa ser cancelado com urgência. Ele confirma os dados pessoais da pessoa e solicita que alguns dados sejam inseridos no próprio telefone.
O criminoso pede, então, que a vítima faça uma ligação para o número que está no verso do cartão, que é o número da sua agência bancária.
Mas, por meio de escutas telefônicas, eles conseguem interceptar a ligação e informam que vão enviar um motoboy, suposto funcionário do banco, ou até mesmo um policial, e que seu cartão deverá ser entregue a ele.
Com os dados da vítima e o cartão, os golpistas realizam saques bancários e fazem compras online ou em lojas físicas.
10. Parente com o carro quebrado
O golpista faz uma ligação para a vítima, se identifica como um parente e pergunta se a pessoa “se esqueceu” dele. Durante a chamada, ele diz que precisa de dinheiro para consertar o carro e seguir viagem — e pede uma transferência bancária ou depósito.
11. Processo judicial
Por meio de ligação telefônica ou envio de correspondência, os golpistas informam que o idoso tem direito a receber certa quantia em dinheiro devido a uma causa ganha na justiça. Mas diz que será necessário efetuar o pagamento dos honorários e outras taxas para que eles iniciem a ação.
12. Saidinha de banco
Idosos podem ter dificuldade em utilizar os caixas eletrônicos para efetuar operações de saque ou consulta de saldo. Por isso, muitas vezes pedem ou aceitam ajuda de pessoas desconhecidas.
Nesse momento, os golpistas coletam os dados pessoais, bem como número, senha e código de segurança do cartão.
13. Site falso
Os golpistas criam sites falsos para venda de diversos produtos. Geralmente, eles usam o nome de grandes marcas e empresas e alteram apenas o endereço eletrônico. Então, para atrair as vítimas, criam diversos anúncios superchamativos, com descontos inacreditáveis, alerta o MDH.
14. Troca de cartão
O golpista aguarda próximo às agências bancárias e, assim que a vítima sai de lá, ele a aborda e diz que seu cartão apresentou um erro ou que a transação financeira não pode ser realizada por algum erro.
Em seguida, pede que a vítima entregue o cartão para que ele possa examinar. Nesse momento, o golpista faz a troca do cartão e só depois a vítima percebe, alerta o MDH.
15. WhatsApp clonado
O golpista finge ser funcionário de uma empresa com a qual a vítima contratou algum serviço e pede que confirme seus dados pessoais para atualizar o cadastro ou ganhar descontos na prestação dos serviços.
Dessa forma, ele consegue ter acesso a aplicativos de conversa, como o WhatsApp da vítima. Então, o criminosos se passa por ela e envia mensagens pedindo dinheiro aos familiares e amigos.