Alberto Mourão propõe controle do uso e ocupação do solo, investimento em câmeras de segurança e implantação do VLT


Candidato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) à Prefeitura de Praia Grande (SP) foi o primeiro a participar da série de entrevistas do JT1. Confira a entrevista com o candidato a Prefeitura de Praia Grande Alberto Mourão
O candidato à Prefeitura de Praia Grande, no litoral de São Paulo, Alberto Mourão, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), disse nesta segunda-feira (16), ao JT1, que pretende investir em câmeras de segurança, na criação de um novo abrigo a pessoas em situação de rua, na implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e que pretende controlar o uso e ocupação do solo.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Mourão foi o primeiro de quatro candidatos à administração municipal a participar da série de entrevistas do JT1. A cidade conta com cinco concorrentes, mas o critério para a participação da sabatina foi que o partido tivesse representatividade na Câmara Municipal. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio.
“Eu vou lutar muito para que a cidade continue no caminho que ela está do progresso e desenvolvimento e, cada vez mais, a gente se orgulhando do que nós conquistamos”, afirmou o candidato, que já foi prefeito da cidade em cinco oportunidades.
Mourão apoiou a atual prefeita Raquel Chini (Republicanos) a participar das últimas eleições e, durante a entrevista, explicou que se candidatar à administração municipal foi uma decisão estratégica para manter o projeto de consolidação e desenvolvimento da cidade. Veja as propostas:
Alberto Mourão (MDB) candidato a prefeito de Praia Grande em sabatina na TV Tribuna
Vanessa Rodrigues/AT
VLT
Mourão renunciou ao cargo de deputado federal pela terceira vez para se candidatar à administração municipal, mas ressaltou que os eleitores que de outras cidades que votaram nele para que os representassem em Brasília não precisam se preocupar, pois pretende entregar um trabalho regional.
O candidato afirmou que a experiência como deputado o auxiliou a entender os problemas das cidades da região. Com isso, Mourão disse entender o que gera conflito para implantação do VLT.
“A extensão do VLT até Praia Grande e até Cubatão pode destravar o sistema de circulação regional. Eu acho que, como prefeito, eu posso continuar lutando com isso para que o governador se convença de que tem que acelerar a implantação desses dois ramos para poder resolver os problemas regionais”.
Alberto Mourão fala sobre a extensão do VLT em Praia Grande, SP
Geração de emprego
O candidato disse que quer fazer o projeto do Complexo Empresarial Andaraguá ser aprovado para garantir milhares de empregos. Segundo Mourão, a obra foi interrompida após a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) informar ao Ministério Público Federal (MPF) que haviam indígenas naquela área.
“Fica difícil porque a gente deixa de gerar 15 mil empregos”. Ele acrescentou que a prefeitura foi impedida de se aproximar daquela área durante o processo de licenciamento. Agora, no entanto, contou que pretende tirar o projeto do papel.
Alberto Mourão comenta propostas de geração de emprego em Praia Grande, SP
Crescimento populacional
Dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que a cidade ganhou 88 mil novos moradores em 12 anos. Mourão disse que pretende controlar o uso da ocupação do solo para que os munícipes possam manter a qualidade de vida.
“Essa é uma das minhas preocupações. Nós temos que crescer menos, que cresce a economia. Se não, a gente acaba tendo menos capacidade de absorver a demanda de serviço público”, afirmou.
Investimentos
Durante a entrevista, Mourão foi questionado sobre a diferença de investimentos e no visual entre os bairros próximos à praia e aqueles que ficam depois da Via Expressa Sul e da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.
O candidato defendeu que não existem diferenças e que foi responsável pelas obras dos 21 viadutos que integram os dois lados. “Se a população que mora nos outros bairros [mais distantes da praia], tem um poder aquisitivo menor […] tem qualidade de vida, pavimentação. Dois terços de colégios construídos [estão] lá, dois terços de unidades de saúde construídos [estão] lá”, afirmou o candidato.
Na sequência, o candidato prometeu mais investimentos aos bairros que ficam afastados da costa e citou que pretende requalificar a Avenida dos Trabalhadores a partir do bairro Tupiry até a Curva do S. De acordo com Mourão, são essas as áreas da cidade que estão em expansão. “Lá está crescendo também e nós vamos levar mais infraestrutura de todo o serviço”.
Segurança pública
Mourão prometeu investir em duas mil câmeras de segurança pela cidade, principalmente nos centros comerciais. O objetivo é flagrar os crimes que, de acordo com ele, são as reclamações que mais recebeu durante as caminhadas da campanha eleitoral.
“O que temos que fazer é implantar a tecnologia mais moderna possível. A gente tem que ajudar a polícia com ferramentas que possam reduzir indicadores gradativamente” disse Mourão. Ele acrescentou que a fibra óptica da cidade é capaz de suportar novas câmeras.
Para combater a receptação, furto e roubo, o candidato vai determinar que o comprador de sucata siga a regulamentação de qualquer outra atividade comercial e funcione das 9h às 18h. “Não pode manter um ferro-velho funcionando às 3h. Ele não deve estar fazendo coisa boa”, explicou.
População em situação de rua
O candidato prometeu construir um terceiro abrigo para pessoas em situação de rua, que será distinto dos dois existentes na cidade. Segundo ele, o novo espaço será maior e com áreas para abrigar animais e pertences dessa população, além de incluir salas de aula para auxiliar na reintegração social.
Mourão também citou que os profissionais do Centro POP estarão perto do abrigo para atender a população. “‘Você tem aula, comida, lugar para dormir e serviço temporário aqui com a gente’. Eu acho que é o que se pode fazer por eles, tentar dar dignidade e dar caminho”.
Educação
O foco de Mourão na educação da cidade será a tecnologia. Ele afirmou que irá requalificar os profissionais, tornar o ambiente escolar mais prazeroso para os alunos e estabelecer programas para os estudantes não abandonarem as aulas.
“O mundo externo tem que ser quase igual dentro do colégio. Embarcar em novas tecnologias que apareçam [é fundamental].[Elas] são necessárias para tornar o aluno mais atento”, disse ele.
O objetivo do candidato é aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Praia Grande que, segundo ele, tem uma nota de 6,6.
Saúde
Mourão prometeu construir mais quatro Unidades de Saúde da Família (Usafas). Para viabilizar o projeto, o candidato explicou que serão necessárias aproximadamente 20 equipes compostas por médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
Ele afirmou que o orçamento da cidade suporta essa contratação, mas tentará 30% com o Sistema Único de Saúde (SUS). “Essas quatro unidades são porque aumentou 50 mil pessoas na cidade nos últimos quatro anos. Então, você tem que correr para atender esse crescimento populacional”, disse.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.