Tenista de 14 anos se torna a brasileira mais jovem no ranking mundial


Hoje, Nauhayni Silva, a Naná, tem uma estrutura: treinadores, preparação física, psicóloga. Mas nem sempre foi assim. Lá atrás, tudo começou com uma brincadeira de filha para pai. Tenista de 14 anos se torna a brasileira mais jovem no ranking mundial
Reprodução/TV Globo
O Brasil vai ter uma adolescente de 14 anos entre as profissionais no ranking mundial do tênis.
Com que idade você percebeu que poderia fazer alguma coisa muito bem na vida?
“Eu acho que ainda não assimilei muito, não”, diz;
Nauhayni Silva, a Naná, vai ser a brasileira mais jovem da história a entrar no ranking mundial de tênis para mulheres, a WTA. Com 14 anos, seis meses e dez dias. Hoje, no mundo, não há nenhuma tenista profissional mais jovem do que ela.
“Significa muito não porque eu fui a primeira tenista, mais nova e tal, mas para mim, eu acho que eu ter conquistado isso, de ter entrado, acho que foi uma coisa que eu queria”, afirma Nauhayni.
Hoje, a Naná tem uma estrutura: treinadores, preparação física, psicóloga. Mas nem sempre foi assim. Lá atrás, tudo começou com uma brincadeira de filha para pai.
“Quando a ela nasceu, fiquei muito feliz, Eu coloquei duas raquetes do lado no bercinho dela”, conta Paulinho Silva, o pai de Nana.
Nauhany Silva e o pai Paulinho Silva
Reprodução/TV Globo
Começou no berço e não parou mais.
“Em casa mesmo, a gente tirava o sofá para o lado e eu ficava batendo na parede. A gente saía para rua, um paredão ou uma quadra que a gente conseguia, um parque, a gente adaptava com aquelas fitas amarelinhas”, relata Naná.
Nauhany Silva criança jogando tênis
Reprodução/TV Globo
A origem humilde, em uma comunidade da zona sul de São Paulo, não impediu um início promissor no tênis. Com as vitórias dela em torneios importantes, o pai, também treinador de tênis, decidiu procurar uma equipe profissional.
“Foi um desafio… acho eu tive que ganhar a confiança dela e do pai também para começar, para ela ganhar uma nova referência”, destaca o técnico Danilo Ferraz.
Neste ano, Naná até já esteve com a seleção adulta. E pôde treinar com Bia Haddad Maia, melhor tenista brasileira na atualidade.
“Eu quero continuar jogando bem tênis e espero que algum dia seja número um do mundo”, diz Nauhany Silva.
Nauhany Silva
Reprodução/TV Globo
Para isso, será preciso ter muitos pontos em um ranking que a Nauhayni Silva vai aparecer oficialmente pela primeira vez na segunda que vem. Um sonho que começou antes mesmo de ela nascer.
“Que ela saiba que o pai dela tem muito orgulho e a gente vai estar junto para que cada dia ela continue evoluindo, e sendo uma boa pessoa dentro e fora da quadra. Eu acho que isso que vai me deixar mais orgulhoso”, diz o pai Paulinho Silva.
“Ele é a pessoa mais importante da minha vida porque sem ele eu não tinha conhecido o tênis e com certeza eu nem teria nem ranking da WTA e nem teria nada, então agradeço muito a ele”, afirma Nauhany Silva.
Agora, é treinar para os jogos, campeonatos e para dar mais entrevistas também.
LEIA TAMBÉM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.