Corpo de Bombeiros combate mais de 300 focos de incêndio em cidade no AM


Operação Céu Limpo mobiliza mais de 50 bombeiros e equipamentos especializados para controlar incêndios em uma área de 1,6 milhão de metros quadrados. Força-tarefa do Corpo de Bombeiros combate mais de 300 focos de incêndio em 24 horas, no Amazonas
Divulgação
Em 24 horas, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) combateu mais de 300 focos de incêndio em uma área de aproximadamente 1,6 milhão de metros quadrados. A força-tarefa, iniciada no domingo (15/09) como parte da Operação Céu Limpo, continua atuando no Distrito do Cacau Pirêra e em trechos da rodovia AM-070, no município de Iranduba, a 27 quilômetros da capital.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Os trabalhos começaram no sábado (14), quando o 1º Pelotão Destacado de Bombeiros Militares de Iranduba (PDBM) foi acionado. A equipe executou ações intensivas para controlar as chamas. Na manhã de domingo, foi realizada uma avaliação do terreno com base nos dados do monitoramento da Sala de Situação, ajustando a estratégia de combate para garantir a extinção total do incêndio.
Segundo o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, a vegetação seca e as altas temperaturas estão causando uma queima em profundidade, sem chamas visíveis na superfície, o que dificulta a detecção e prolonga a propagação do fogo.
“O incêndio está queimando por baixo devido à grande quantidade de material orgânico seco e à baixa umidade. Isso dificulta a identificação e o combate, pois o material orgânico depositado acaba entrando em combustão lentamente”, explicou o coronel Freitas.
A força-tarefa é composta por mais de 50 bombeiros militares e membros da Força Nacional, com apoio da Operação Céu Limpo. Foram enviados equipamentos especializados, incluindo bombas costais, abafadores, pinga-fogo e sopradores. Doze viaturas de combate, incluindo picapes equipadas com kits de combate a incêndios e Auto Bombas Tanques (ABTs), também foram mobilizadas.
Nesta segunda-feira (16), a força-tarefa continua operando na região, enquanto a Sala de Situação monitora a operação e trabalha para garantir a completa extinção do incêndio.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.