As oportunidades são para obter desde a primeira habilitação, de carro ou moto, e até para mudança de categorias, como autorização para dirigir ônibus ou caminhão. CNH MS Social
Reprodução
O governo do Espírito Santo abriu nesta terça-feira (10) inscrições para 3,5 mil vagas na segunda fase do programa CNH Social, que oferece carteira de motorista de graça. As oportunidades são para obter desde a primeira habilitação, de carro ou moto, até para mudança de categorias, como a autorização dirigir ônibus ou caminhão.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O objetivo do programa é promover a formação e a qualificação de condutores com foco no mercado de trabalho. As oportunidades são oferecidas exclusivamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) e seguem abertas até 23h59 do dia 29 de setembro de 2024 .
O prazo de inscrição foi ampliado de 11 para 20 dias, aumentando a possibilidade de que mais pessoas possam tomar conhecimento do programa e concorrer a uma das vagas.
As vagas são distribuídas da seguinte forma:
40% para a primeira habilitação (A ou B);
20% para a adição de categoria A ou B;
40% para a mudança de categoria D ou E.
Pessoas com Deficiência (PCD) têm 5% das vagas garantidas por meio de reserva específica para esse público e também serão destinadas 13% das vagas para os egressos do sistema prisional a partir de Cooperação Técnica firmada entre o Detran e a Secretaria da Justiça (Sejus).
Caso essas vagas reservadas não sejam preenchidas, o quantitativo vago será revertido para ampla concorrência.
A lista com os nomes dos selecionados no programa será divulgada no dia 14 de outubro de 2024, às 12h, também site do Detran.
Veja o cronograma abaixo:
2ª edição CNH Social
Saiba como se inscrever
Para se inscrever, o interessado deverá acessar o site do Detran (clique aqui) entrar no banner ou no botão do programa “CNH Social” na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas.
Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal). Serão considerados os cadastros ativos no CadÚnico aqueles lançados na Base Nacional do Cadastro até o dia 13 de julho de 2024.
O candidato deverá selecionar, também, a categoria desejada, entre as seguintes opções:
Para quem não é habilitado:
Primeira Habilitação categoria A (moto)
Primeira Habilitação B (carro)
Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar:
Adição de categoria A (moto)
Adição de categoria B (carro)
Mudança para categoria D (ex.: van e ônibus)
Mudança de categoria E (ex.: caminhão e carreta)
Vale destacar que após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.
Os candidatos selecionados no Programa CNH Social realizam todo o processo de habilitação até a obtenção da CNH gratuitamente. O beneficiário tem direito aos seguintes procedimentos:
Captura biométrica na agência do Detran;
Exames médicos e psicológicos em clínica credenciada ao Detran;
Um exame toxicológico para as categorias D ou E em laboratório credenciado à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran);
20 aulas teóricas e práticas na autoescola;
15 aulas práticas na autoescola para adição de categoria “A ou B”;
Três reprovações, seja na prova teórica ou prática; duas aulas extras (em caso de reprovação na prova prática, apenas o candidato que não reprovou na prova teórica terá direito).
Em caso de falta, o candidato deverá pagar a taxa de remarcação da prova e as taxas cobradas pela autoescola.
A coordenadora do programa CNH Social, Rudyani dos Santos, reforça que o processo não tem interferência humana, toda a seleção é realizada por meio de sistema e com base nos dados que constam no Cadastro Único do governo federal.
“É importante que o candidato entenda que toda e qualquer informação que ele registre no ato da inscrição será automaticamente verificada via sistema e, se não conferir com o que consta no cadastro, a inscrição será inviabilizada. E, por conta da data de corte, o interessado não conseguirá se inscrever. Por isso, é preciso manter o cadastro atualizado e conferir as informações fornecidas. Não é possível enganar o sistema de inscrição”, destacou.
Inscrição dos egressos
Para se inscrever, os egressos do sistema prisional deverão ser devidamente registrados junto à Secretaria da Justiça (Sejus), por meio do Escritório Social, e atender aos requisitos previstos no edital do programa. Ao todo, são 455 vagas destinadas a este público nesta segunda fase.
A manifestação de interesse nas vagas deverá ser realizada pelo interessado junto à Sejus, que remeterá a listagem dos candidatos ao Detran. Os egressos serão selecionados até o limite de 13% das vagas que serão disponibilizadas ao segmento específico. Em caso de vacância das vagas reservadas, estas serão revertidas para a ampla concorrência.
A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), considerando os seguintes critérios: menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com Ensino Fundamental completo; beneficiário do Bolsa Família; e data e hora de inscrição.
Capacitação
Além da habilitação, os beneficiários que tiveram sua última CNH emitida com o benefício CNH Social também poderão passar pela Etapa de Capacitação, que oferece cursos com objetivo de inserir o motorista no mercado de trabalho.
Trânsito na capital do Espírito Santo
TV Gazeta
São oferecidos os seguintes cursos:
Transporte de Produtos Perigosos;
Transporte de Escolar;
Transporte de Passageiros;
Transporte de Carga Indivisível;
Transporte de Veículos de Emergência, Mototáxi ou Motofrete.
As empresas credenciadas que oferecem os cursos profissionalizantes estão disponíveis aqui. O condutor deverá comparecer, pessoalmente, a uma empresa credenciada para fazer a inscrição no curso de sua escolha.
Para se matricular em um Curso Especializado para Profissionais é necessário ter tido sua última CNH emitida com o benefício CNH Social; ser maior de 21 anos; estar com a CNH válida; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses; e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo