Maior período de estiagem foi em 1963, com 163 dias de seca. Nesta segunda-feira (16), Brasília teve dia mais quente do ano, com 33,2ºC. Imagens mostram período de seca e queimadas em Brasília
TV Globo/Reprodução
O Distrito Federal igualou, nesta terça-feira (17), a 2ª pior seca da história da capital, com 147 dias sem chuva — mesmo número registrado em 2004. O maior período de estiagem em Brasília foi registrado em 1963, com 163 dias de seca.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Brasília é a segunda capital brasileira com mais dias sem chuva em 2024. A primeira é Belo Horizonte (MG), com 150 dias (veja abaixo).
Nesta segunda-feira (16), o DF teve também o dia mais quente do ano, com os termômetros marcando 33,2ºC às 15h. Por causa da forte massa de ar quente que atinge o Brasil, esta terça-feira pode ser ainda mais quente e chegar aos 34ºC na capital. Como as queimadas abafarem o calor, a sensação térmica pode ser ainda maior.
Capitais brasileiras com mais dias sem chuva
Brasília está em alerta amarelo para baixa umidade nesta terça-feira. De acordo com o Inmet, há uma possibilidade pequena de chuva a partir desta segunda quinzena de setembro, mas de forma pontual. Ou seja, mesmo se houver chuva, não será o início do período chuvoso na capital federal.
Incêndios
Fumaça toma conta do céu de Brasília após incêndio no Parque Nacional
No domingo (15), um incêndio florestal atingiu a região do Parque Nacional de Brasília e o combate ao fogo continua nesta terça-feira. Este é o segundo incêndio de grandes proporções em menos de duas semanas nas áreas mais importantes de preservação ambiental da capital. Há pouco mais de uma semana, quase metade da Floresta Nacional de Brasília foi atingida pelas chamas.
Escolas públicas do Distrito Federal tiveram as aulas suspensas por causa da dos efeitos da fumaça e da fuligem. Escolas particulares e a Universidade de Brasília (UnB) também tiveram as atividades suspensas.
Incêndio no Setor Militar Urbano, em Brasília, chega perto de casas
Na tarde desta segunda-feira, chamas no Setor Militar Urbano (SMU) e no final do Eixo Monumental assustaram quem passava pela região (veja vídeo acima).
Cuidados com a saúde
De acordo com o Instituo Brasília Ambiental (Ibram), por conta das condições meteorológicas, a população pode apresentar sintomas como:
tosse seca;
cansaço;
ardor nos olhos, nariz e garganta;
falta de ar;
respiração ofegante.
Veja que cuidados tomar com a fumaça intensa e a neblina causada pelos incêndios, de acordo como o Ministério da Saúde:
🍶 Aumentar a ingestão de água e líquidos, o que ajuda a proteger o sistema respiratório;
🏠 Reduzir, ao máximo, o tempo de exposição à fumaça, ficando em casa com ventilação ou purificadores de ar;
🚪🪟 Manter portas e janelas fechadas para evitar que as partículas entrem no ambiente;
🏃♀️☀️ Evitar atividades físicas em horários mais críticos, principalmente entre 12h e 16h;
😷 Usar máscaras, lenços ou bandanas para proteger nariz e boca da exposição de poluentes;
👶👵🤰Ter cuidado redobrado com crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos e gestantes.
LEIA TAMBÉM:
Das 7h às 7h do dia seguinte: saiba como é a rotina de um bombeiro militar no combate aos incêndios no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.