No Rio Grande do Sul, foram cumpridos 14 mandados no Chuí, dois em Bagé e outros dois em Aceguá. Segundo a investigação, cinco pessoas foram presas durante a ação. Ordens judiciais são cumpridas no RS e em outros quatro estados brasileiros
Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta terça-feira (17), uma operação que busca desarticular um grupo que teria movimentado mais de R$ 82 milhões de origem ilícita oriundos de câmbio ilegal e tráfico de drogas, ao longo de dois anos.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Ao todo, são executadas 66 ordens judiciais em cinco estados brasileiros diferentes. No Rio Grande do Sul, são cumpridos 14 mandados de busca e apreensão no Chuí, dois em Bagé e outros dois em Aceguá.
Segundo a PF, cinco pessoas foram presas durante a operação. Mandados de prisão preventiva foram cumpridos nas cidades de Curitiba, no Paraná, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Outros mandados de prisão temporária são cumpridos em Natal, no Rio Grande do Norte, Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e São Caetano do Sul, em São Paulo.
O esquema de lavagem de dinheiro envolve bancos paralelos, conforme apurou a investigação. Os suspeitos se utilizavam de pessoas físicas e jurídicas para movimentação do dinheiro obtido nos crimes. Depósitos e transferências bancárias eram direcionados para terceiros utilizados como laranjas e para comércio, principalmente supermercados sediados em regiões de fronteira do Brasil.
Por fim, de acordo com a polícia, os recursos são evadidos para casas de câmbio no exterior e permanecem à disposição das organizações criminosas.
A ação mobiliza 190 policiais federais. A Justiça Federal autorizou o bloqueio de mais de R$ 82 milhões em bens relacionados aos grupos investigados.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS