Dispositivos eletrônicos, mídias de armazenamento e documentos diversos foram aprendidos. Investigações constataram prejuízo de aproximadamente R$ 500 mil à União. PF faz operação contra organização criminosa envolvida em fraudes previdenciárias
Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (17) uma operação contra uma organização criminosa especializada em fraudes em benefícios previdenciários em Itatiaia (RJ).
De acordo com a PF, o grupo agia da seguinte forma: realizava alterações em dados e saques de benefícios previdenciários de amparo ao idoso (BPC LOAS), o que resultou em um prejuízo próximo a R$ 500 mil à União.
A ação, chamada de “Operação Zelo III”, cumpriu um mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara Federal Criminal de Itatiaia.
Foram apreendidos dispositivos eletrônicos, mídias de armazenamento e documentos diversos que serão analisados para ajudar na investigações.
Se comprovada a participação, o investigado responderá pelo crime de estelionato previdenciário e organização criminosa. A pena pode chegar a quase 15 anos de prisão.
A investigação está sendo conduzida pela Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários (DELEPREV) da PF no Rio e contou com o apoio da Delegacia de Polícia Federal em Volta Redonda.
O caso continua sendo investigado para identificar todos os envolvidos na organização criminosa. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.
PF faz operação contra organização criminosa envolvida em fraudes previdenciárias
Divulgação/PF
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul