Saúde confirma três casos de Mpox em Rio Preto


Informação foi enviada à reportagem nesta terça-feira (17). De acordo com a pasta, os três pacientes são homens; no total, cidade contabiliza nove casos. A Secretaria de Saúde confirmou três novos casos de mpox neste ano em São José do Rio Preto (SP). A informação foi enviada à reportagem nesta terça-feira (17).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
De acordo com a pasta, os três pacientes são homens, sendo dois na faixa etária de 30 a 39 anos e um de 20 a 29 anos. Com a confirmação, a cidade contabiliza nove casos da doença em moradores. Não houve registros da doença no ano passado. Já em 2022, foram 12 casos positivos.
Com relação aos casos, a secretaria informou que são leves e que não há registros da nova cepa Clado 1b, considerada agressiva. O estado de São Paulo confirmou 533 casos da doença de janeiro até setembro deste ano, até a última atualização desta reportagem.
O que é a mpox?
Conheça o vírus da mpox e os principais sintomas da doença.
Ana Moscatelli/Arte g1
É uma zoonose viral: uma doença que foi transmitida aos humanos a partir de um vírus que circula entre animais. Antes do surto de 2022, ocorria principalmente na África Central e Ocidental, sobretudo em regiões perto de florestas, pois os hospedeiros são roedores e macacos.
É causada pelo vírus monkeypox, que pertence à mesma família (poxvírus) e gênero (ortopoxvírus) da varíola humana. A varíola humana, no entanto, foi erradicada do mundo em 1980, e era muito mais letal. A taxa de letalidade histórica da varíola dos macacos, antes do atual surto, era considerada na faixa de 3% a 6%. O primeiro caso foi detectado em humanos em 1970.
As complicações são mais comuns em pacientes com problemas no sistema imunológico. Quadros graves estão relacionados ao surgimento de pneumonia, sepse, encefalite (inflamação do cérebro) e infecção ocular, que pode até levar à cegueira.
Sintomas
São sintomas clássicos da doença:
febre,
dor de cabeça e dores no corpo,
dor nas costas,
calafrios,
cansaço,
feridas na pele (erupções cutâneas) e gânglios inchados (que comumente precedem a erupção característica da doença.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.