Aeronave da Marinha envolvida em incidente no RJ participou de missões humanitárias em 30 anos de atividade


Helicóptero, do modelo UH-14 Super Puma, foi incorporado a Marinha no ano de 1987 e operou até 2017. Na quinta-feira (12), aeronave agarrou em fios ao ser transportada por um caminhão em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Helicóptero da Marinha bate em fios, em São Pedro da Aldeia, e deixa trânsito parado
Rodrigo Marinho/g1
A aeronave envolvida em um incidente em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, atuou durante 30 anos na Marinha do Brasil.
O helicóptero, do modelo UH-14 Super Puma, foi incorporado a Marinha no ano de 1987 e operou até 2017.
De acordo com a Marinha, ela foi muito utilizada em diversas missões em prol da população brasileira, como missões humanitárias no Brasil e no exterior.
Além de ter atuado como apoio, em 2011, em Nova Friburgo, durante a maior tragédia climática da cidade, a o helicóptero também foi usado no contingente brasileiro no Haiti, além de Evacuações Aeromédicas (EVAM), combate a incêndio, Busca e Salvamento (SAR), entre outras.
Helicóptero da Marinha transportado por caminhão bate em fios em São Pedro da Aldeia
A aeronave agarrou em fios ao ser transportada por um caminhão na quinta-feira (12). Vários fios ficaram agarrados no rotor da aeronave – peça que fica próximo às hélices, que foram removidas para o transporte – e ficaram espalhados pela pista sentido Iguaba Grande.
O helicóptero estava sendo transportada para Itajubá, em Minas Gerais, quando o incidente aconteceu.
A Marinha do Brasil explicou que a aeronave não está mais em uso e por isso, foi cedida para a prefeitura de Itajubá e ficará em exposição na cidade.
A exemplo de como tem em São Pedro da Aldeia, onde duas aeronaves da Marinha estão em exposição em dois lugares diferentes.
A mais recente foi inaugurada em 2020, quando a aeronave militar modelo AF-1 Skyhawk foi instalada na orla da Praia do Centro.
Aeronave AF-1 Skyhawk é instalada em exposição permanente em São Pedro da Aldeia, no RJ
André Dias/Inter TV
Adicionar aos favoritos o Link permanente.