Sorocaba registra aumento de 80% no número de eleitores entre 16 e 17 anos


Voto para menores de 18 anos é facultativo no Brasil. Mesmo assim, o interesse dos jovens entre 16 e 17 anos em escolher representantes políticos voltou a crescer em 2024. Município tem mais de 3,3 mil eleitores nessa faixa etária
Reprodução
O número de eleitores entre 16 e 17 anos cresceu 80% em relação às eleições municipais de 2020, em Sorocaba (SP). Ao todo, são 3.386 jovens eleitores.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O voto para menores de 18 anos é facultativo no Brasil. Mesmo assim, o interesse dos jovens entre 16 e 17 anos em escolher representantes políticos voltou a crescer em 2024.
Para o professor e especialista em democracia participativa Eusébio Souza, para que cada vez mais essa população se interesse pelo assunto, é preciso que os políticos se interessem pelos assuntos da juventude.
Em um mês, eleitores das 74 cidades da região vão às urnas escolher prefeito e vereadores
“Por exemplo, pelo trabalho que seja mais compatível com as suas ambições profissionais, seja temas ambientais, a questão racial, a questão feminista, a questão das liberdades sexuais. Se você não consegue tocar nesses temas, ele [jovem] não vai ser mobilizado para essa eleição”, explica.
O Conselheiro Nacional da Juventude Luciano Frontelle, que é de Sorocaba, tem divulgado o “Plano pela Juventude” por todo o Brasil, onde mostra aos candidatos a importância de pensar em políticas públicas para a população jovem.
“Nós temos uma lista de propostas que as candidaturas podem incluir nos seus planos de governo. Então vamos dizer que eu sou um prefeito ou uma prefeita que ainda não discuti essa questão, eu posso olhar o pacto e ver o que jovens do país inteiro defendem na área do emprego, da cultura, do esporte, do meio ambiente e incluir no meu plano de governo”, inicia.
“Se eu sou um vereador ou uma vereadora, candidato ou candidata, eu posso olhar as propostas que têm pelo legislativo e incluir para uma pauta de campanha minha para que, se for eleita ou eleito, possa colocar na Câmara da minha cidade”, completa.
Sorocabano Luciano Frontelle é Conselheiro Nacional da Juventude
Reprodução/TV TEM
Sorocaba possui 527.769 eleitores. Os jovens entre 16 e 17 anos correspondem a apenas 0,64% desse total. Mesmo assim, os que estão engajados já definiram o que um candidato precisa ter no plano de governo para se destacar.
“Coisas para gente da nossa idade. Para jovens. Acho que propostas e projetos para a gente são importantes”, afirma o estudante João Pedro Barbim, de 17 anos.
“Os jovens participarem do debate público e conseguiram ter esse debate no horizonte e conseguirem serem convencidos de que essa participação vai ser importante na vida toda é muito importante, inclusive, para a gente lidar com o excesso de fake news que existe na sociedade e na política contemporânea, as políticas de ódio, as políticas de exclusão”, explica Eusébio.
Luciano Frontelle reforça a importância de participar da política da cidade onde estes jovens vivem e conhecer as propostas para tomar a melhor decisão.
“Se você hoje, que é interessado em ter um emprego melhor, uma educação melhor, um esporte melhor, é importantíssimo que você não só vote, mas cobre essas candidaturas e possa também contribuir para o Estatuto da Juventude. Você tem o direito de contribuir, executar e avaliar as políticas que são direcionadas à você.”
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.