Prédio em Balneário Camboriú teve conceito assinado pela artista plástica e antropóloga Lalalli Senna, sobrinha do piloto. Construção será na região com o m² mais caro do Brasil. Conheça o Senna Tower, que promete ser maior prédio residencial do Brasil
Anunciado como o maior arranha-céu residencial do mundo, com mais de 500 metros, o Senna Tower, que leva o nome do piloto e ícone do automobilismo brasileiro, impressiona pelos números da construção, que será feita na orla de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. A região tem o metro quadrado mais caro do Brasil e concentra oito dos 10 maiores prédios do país.
O projeto do arranha-céu é assinado pela sobrinha do piloto, Lalalli Senna. Artista plástica e antropóloga, ela descreve o conceito como “mais que um edifício, é uma obra-prima”. A estrutura terá ainda um sistema pioneiro na América Latina para mitigar os efeitos do vento e de outros fatores externos (entenda mais abaixo como funciona).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Além das áreas residenciais e privativas, o prédio terá áreas de entretenimento, lazer, gastronomia abertas ao público e espaço imersivo sobre Ayrton Senna, além de “mansões suspensas” (entenda abaixo). Prazos de início das obras e entrega do empreendimento não foram divulgados.
Confira alguns números anunciados pela FG Empreendimentos, empresa bilionária do setor de construção e responsável pela obra:
A construção terá 228 unidades, sendo:
18 “mansões suspensas” que podem chegar a 563 m²
204 apartamentos de até 400 m²
4 coberturas duplex de 600 m²
2 mega coberturas triplex de 903 m²
8 elevadores de ultravelocidade
6 pavimentos de lazer privados
A título de comparação, o tamanho médio de uma casa própria financiada pelos brasileiros é de 66 m², de acordo com estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Ainda na estrutura, a construtora anunciou seis pavimentos de lazer totalizando mais de 6 mil m², pouco mais da metade de um campo de futebol.
“O Senna Tower é mais do que um edifício, é uma obra-prima que une arte, engenharia e arquitetura em uma experiência única: o projeto é inspirado na trajetória de superação de Ayrton Senna, simbolizando a ‘Jornada do Herói’, a superação dos limites e a busca pelo ideal. O objetivo é trazer uma mensagem positiva com a história de Ayrton, inspirando todos a buscarem sua melhor versão”, detalhou a construtora.
Senna Tower, em Balneário Camboriú (SC), terá 18 mansões suspensas, segundo a construtora
FG Empreendimentos/ Divulgação
O que são mansões suspensas
Ao g1, a arquiteta da FG Camila Brandalise já havia explicado o conceito de “mansão suspensa”. Ela afirma que esse tipo de imóvel fica no alto dos arranha-céus, mas tem características arquitetônicas que reproduzem as vantagens de estar em uma casa.
“Além do espaço interno, elas têm grandes terraços ao seu redor ou em grande parte do seu redor, que dão essa configuração de casa”, afirma.
Sistema pioneiro contra efeitos do vento
🏗 O projeto prevê a implementação do Tuned Mass Damper (TMD), ou “amortecedor de massa sintonizada”, dispositivo usado em estruturas altas para reduzir a amplitude de vibrações causadas por fatores externos, como ventos fortes, terremotos ou movimentações mecânicas.
Segundo Stéphane Domeneghini, diretora executiva da FG Talls, empresa do grupo que é responsável pelos projetos de arranha-céus, o mecanismo é composto por uma massa grande, geralmente de metal ou concreto, conectada à estrutura por meio de molas e amortecedores.
Ela destaca que:
Quando a estrutura começa a oscilar devido a forças externas, o TMD é projetado para vibrar em uma frequência oposta, contrabalanceando o movimento e reduzindo a vibração geral.
Isso garante mais estabilidade, conforto para os ocupantes do edifício e previne danos estruturais ao longo do tempo.
Um TMD é um tipo de dispositivo mecânico que ajuda a reduzir os efeitos do vento e de outras cargas dinâmicas em um edifício super alto. O resultado é a redução do movimento geral da edificação.
Construtora prevê que Senna Tower seja o arranha-céu residencial mais alto do mundo
FG Empreendimentos/ Divulgação
Verticalização em Balneário Camboriú
Balneário Camboriú é a segunda cidade do país com a maior proporção de habitantes morando em apartamentos, com 57,22% da população, segundo o IBGE. Ao mesmo tempo, é a segunda menor cidade em extensão territorial de Santa Catarina, mesmo sendo a 12ª em população absoluta.
A procura por apartamentos para temporada também movimenta o setor imobiliário na cidade. Dados do Censo 2022 mostram que apartamentos são 94,3% dos domicílios de uso ocasional na cidade – que são aqueles que não são utilizados para moradia fixa ou reservados para férias e fins de semana. O percentual é o maior do país.
Projeção mostra o Senna Tower (Centro) na orla de Balneário Camboriú
FG Empreendimentos/Divulgação
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias