Candidato do União Brasil apresentou e defendeu suas propostas na série de entrevistas do g1 Amazonas com os candidatos à Prefeitura de Manaus. Assista a entrevista com o candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil)
g1 AM
O deputado Roberto Cidade (União Brasil) e candidato à Prefeitura de Manaus anunciou nesta terça-feira (17) que, se eleito, rejeitará os radares eletrônicos, investirá em semáforos inteligentes e dará desconto no IPTU para quem plantar árvores.
“Manaus não precisa de radar para cobrar. Manaus precisa ter semáforos inteligentes e nós vamos trabalhar duro para que a gente possa melhorar o trânsito da cidade de Manaus, investir certo, fazer as parcerias necessárias, tanto com o governo do Estado, buscar também parcerias também com bancos internacionais, tentar conseguir recursos federais para que a gente possa melhorar o trânsito da cidade de Manaus”.
Roberto Cidade foi o segundo a apresentar suas propostas à série de entrevistas do g1 Amazonas para as Eleições de 2024, que contará com todos os candidatos à Prefeitura de Manaus. As entrevistas serão transmitidas ao vivo no portal de 16 a 20 e nos dias 23 e 24 de setembro, sempre às 15h. Cada dia será dedicado a um candidato diferente.
Veja a entrevista na íntegra:
g1 Amazonas entrevista Roberto Cidade (União Brasil); veja íntegra
Segundo o candidato, caso seja eleito, ele pretende aumentar o número de semáforos eletrônicos em diferentes vias de Manaus como solução para engarrafamentos na cidade.
“Nós vamos mudar essa história, nós vamos investir em tecnologia, nós vamos colocar semáforos inteligentes, nós vamos conseguir reduzir o transporte da cidade de Manaus. Por exemplo, a Avenida das Torres. Hoje é uma via que é muito rápida e quando chega no final ela engarrafa com os semáforos inteligentes. A gente vai poder conduzir ali e melhorar o trânsito, fazendo com que os carros vão mais lentos, mas que eles consigam trafegar normalmente”.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade fala sobre mobilidade urbana
LEIA TAMBÉM:
g1 começa entrevistas com candidatos à prefeitura de Manaus nesta segunda-feira; veja datas de cada entrevistado
Veja os dados completos dos levantamentos feitos pelos institutos Quaest em Manaus
Desconto no IPTU por plantio de árvores
Em seu plano de governo, Roberto Cidade pretende criar um Plano Municipal de Contingência, voltado para atuação de grandes eventos climáticos. Entre os pontos citados por ele durante a entrevista, a cidade afirmou que, caso seja eleito, ele deve dar descontos no pagamento do Imposto sobre a Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU) para quem plantar uma árvore.
“Nós vamos também criar programas também, até com o IPTU. Quem plantar uma árvore, nós vamos dar um desconto para que as pessoas comecem a arborizar as suas casas e também trabalhar para que a gente possa plantar árvores nas principais vias. Você anda na Constantino Nery, que é uma das maiores vias da cidade de Manaus. Temos pouquíssimas árvores. Nós vamos criar um plano de arborização e nós vamos entregar a cidade de Manaus mais arborizada”.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade explica contensão de eventos climáticos
Ampliação de UPAs e concursos públicos para a saúde
Em seu plano de governo, Roberto Cidade também pretende implantar 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com atendimento de 24 horas para consultas e exames. Para isso, ele disse que vai fazer concurso para suprir a demanda da saúde pública de Manaus.
“Nós vamos precisar fazer concursos também, mas nós vamos chamar primeiro o cadastro de reserva que foi feito, para que a gente possa contratar esses profissionais imediatamente. Manaus precisa de um prefeito que resolva o problema da saúde. Manaus, hoje, é a única entre as dez maiores capitais que não tem nem o hospital municipal que a prefeitura administra. Manaus é a quinta capital do Brasil que mais arrecada impostos. O atual gestor aumentou a taxa de água, taxa de esgoto e não gastou com o que é necessário. Não priorizou gastar com a saúde. É por isso que eu tenho um compromisso de colocar para funcionar 12 UPAs, 24 horas com médicos, exames e remédios em todas as zonas da cidade de Manaus”.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade fala sobre implementação de UPAs 24h
Guarda municipal armada
Ainda durante a entrevista, Cidade citou que aprovou como presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a lei que deu autorização para a prefeitura armar a Guarda Municipal em 2021 e que deve ampliar o número de agentes.
“Manaus tem apenas 385 guardas municipais. É muito pouco, é quase nada. Fortaleza tem sete vezes mais, tem 2.700 guardas municipais e com uma arrecadação menor que a cidade de Manaus. Outras cidades também têm muitos guardas municipais, coisa que não acontece aqui. Agora o atual prefeito está colocando viatura da Guarda Municipal na frente da escola estadual. Eu estou indo nos terminais de ônibus, nunca vi um guarda municipal lá. Está fechada, não é? A sala dos Guardas Municipais estão fechadas, banheiros fechados, banheiros que estão de formas lamentáveis nos terminais. Eu vou armar 100% da Guarda Civil Municipal e nós vamos ter a Guarda Municipal na frente das escolas, dentro dos terminais de ônibus, aqui no centro da cidade de Manaus, que hoje está de uma forma muito precária”.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade fala sobre descontos no IPTU
Quem é Roberto Cidade
Roberto Cidade tem 37 anos, lançou a pré-candidatura a prefeito de Manaus em março. Ele é, atualmente, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e está no segundo mandato como deputado estadual.
Cidade é bacharel em Gestão Pública e é natural de Manaus. Disputou a primeira eleição em 2016, pelo antigo Partido Trabalhista Nacional (PTN). Dois anos depois, assumiu pela primeira vez como vereador da capital amazonense e no mesmo ano foi eleito deputado pelo Amazonas.