A proximidade da eleição aumenta a circulação de mentiras nas redes sociais e elas se espalham com muita rapidez. Jornal Nacional reforça parceria com o serviço de checagem de informações do grupo Globo: o Fato ou Fake
Reprodução/TV Globo
No Brasil, a proximidade da eleição serve de alerta para a circulação de mentiras nas redes sociais. Por isso, é um momento muito adequado para o Jornal Nacional reforçar a parceria com o serviço de checagem de informações do grupo Globo: o Fato ou Fake – que desde 2018 já fez mais de 4 mil verificações.
Paula Paiva, da redação do g1 em São Paulo, mostra o ressurgimento de uma mentira criada por quem pretende sabotar as eleições.
O Fato ou Fake, há mais de seis anos, tem sido um importante aliado dos brasileiros no combate à desinformação. E você já sabe, se tem algo viralizando e surgem dúvidas se é verdadeiro ou falso, estamos aqui para esclarecer.
Fato ou Fake: é falso que eleitor perde voto se apertar a tecla ‘confirma’ enquanto urna exibe ‘confira seu voto’
Reprodução/TV Globo
Está circulando nas redes sociais um vídeo em que uma mulher diz que o eleitor vai perder o voto, ou que ele será anulado, se apertar a tecla verde de “confirma” enquanto aparece a mensagem “confira seu voto”. Isso é fake, é mentira. A pessoa não vai perder o voto.
Vale lembrar uma novidade das eleições de 2022: o eleitor ganhou um segundo a mais para conferir seu voto. Depois de digitar o número do candidato, aparece a mensagem “confira seu voto” e, na sequência, ele pode apertar o botão “confirma” ou “corrige”, caso queira alterar o número.
Mas, caso o eleitor aperte “confirma” enquanto está piscando a mensagem “confira seu voto”, pode ficar tranquilo, pois nada vai acontecer. A urna não aceita o comando até o tempo certo. Essa fake news já circulou em 2022 e voltou a ser compartilhada agora.
A reportagem procurou o Tribunal Superior Eleitoral, que reafirmou que todas as alegações do vídeo foram desmentidas quando ele começou a circular.
Você encontra essa e outras checagens no Fato ou Fake.
Fato ou Fake: é falso que eleitor perde voto se apertar a tecla ‘confirma’ enquanto urna exibe ‘confira seu voto’
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Atores são pagos para sair às ruas e espalhar fake news sobre candidatos no Rio de Janeiro