Acidentes com ônibus reduzem 84,6% em sete anos, em Fortaleza


Os dados, coletados pela AMC, consideram todos os ônibus, públicos e privados. Acidentes com ônibus reduzem 84,6% em sete anos, em Fortaleza.
Prefeitura de Fortaleza/Reprodução
A quantidade de acidentes com ônibus em Fortaleza diminuiu 84,6% entre 2017 e 2023. Os dados foram coletados pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), e divulgados nesta terça-feira (17).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O levantamento da AMC mostrou que, em 2017, foram registradas 1.521 ocorrências envolvendo ônibus, sendo 39 fatais, 502 com feridos e 103 com atropelamentos. Já no ano de 2023, foram registradas 233 ocorrências, sendo 15 com vítimas fatais, 173 com feridos e 42 com atropelamentos.
No mesmo período houve redução nas ocorrências com feridos (65,5%), com vítimas fatais (61,5%) e com atropelamentos (59,2%). Os dados consideram todos os ônibus, públicos e privados.
LEIA TAMBÉM:
65% das mulheres já sofreram violência em deslocamentos por Fortaleza; veja pesquisa
Motociclista morre após colidir com ônibus em Fortaleza
Brasileiro que morreu em acidente de carro na França com amigos viajou para exterior para trabalhar como pedreiro
Para Raimundo Rodrigues, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) destacou que a redução foi constante em relação aos acidentes envolvendo ônibus, mesmo após o período da pandemia, com todas as atividades econômicas em curso.
“Os sinistros podem e devem ser evitados, mas podemos ressaltar os esforços de órgãos da gestão e das empresas operadoras. Com investimento em segurança viária não retornamos ao patamar de 2017 que chegou a mais de 1500 sinistros ao ano”, disse.
‘Pontos cegos’
A Etufor destacou ainda que um importante aliado na redução dos acidentes são os adesivos de pontos cegos instalados nos ônibus. Desde 2018, a entidade orienta sobre a aplicação que visa chamar a atenção para a região localizada no entorno do veículo, onde os motoristas de ônibus têm pouca visibilidade.
Com a indicação dos adesivos de pontos cegos, é possível prevenir acidentes, pois motoristas, pedestres e ciclistas podem adotar uma postura mais preventiva. A iniciativa se tornou exemplo de boas práticas e foi adotada por outras capitais, assim como por empresas particulares de transporte.
Ciclista morre em acidente com ônibus
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.