Levantamento da Fundação Seade mostra aumento no contingente de vagas formais e informais no 2º trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Imagem aérea da Avenida Francisco Glicério, em Campinas
Reprodução/EPTV
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) ganhou 89 mil novos ocupados no 2º trimestre de 2024. Os dados são de levantamento da Fundação Seade na comparação com o mesmo período do ano anterior. Com isso, o total de pessoas trabalhando, que inclui vagas formais e informais, atingiu 1,823 milhão.
O estudo mostra que a taxa de desocupação na região de Campinas chegou a 6,4% no período, recuo de 0,3%, igualando a média estadual.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A análise leva em conta dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em todo o estado de São Paulo, o aumento na população ocupada foi de 649 mil pessoas, chegando ao contingente de 24,6 milhão de pessoas trabalhando.
Apenas duas regiões registraram volumes maiores que a RMC: a capital, com 284 mil novos ocupados, e o Entorno Metropolitano Ocidental (107 mil), que compreende uma região de 19 cidades que inclui Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo e Suzano – veja divisões regionais abaixo.
Estratos demográficos do estado de São Paulo segundo a PNAD Contínua, e analisados pela Fundação Seade
Reprodução
Na avaliação de Eliane Navarro Rosandiski, economista do Observatório PUC-Campinas, os dados da ocupação refletem a dinâmica favorável do mercado de trabalho na região, que possui atividade industrial e de serviço que impulsionam outros segmentos, como comércio e serviços pessoais.
Segundo a professora da PUC, isso também impulsiona pequenos estabelecimentos, em um momento que fortalece, inclusive, a dinâmica local de pequenos negócios.
Após passo atrás, emprego tem retomada com ‘despertar’ da indústria em julho na região de Campinas
Um dado que chama atenção é a taxa de participação, que mede a proporção de ocupados e desocupados em relação às pessoas com mais de 14 anos de idade. Na região de Campinas, apesar de um recuo de 0,8%, ela está em 69%.
“Significa uma boa chance de quem está com idade acima de 15 anos está ou trabalhando ou procurando emprego”, pontua Eliane.
Carteira de Trabalho
Divulgação Seteq
LEIA TAMBÉM
MEIs dobram em Campinas em 5 anos: saiba o que explica alta e veja atividades com mais registros
Como alta do setor de serviços para atender empresas mudou estrutura do emprego na RMC
Salários, escolaridade, idade: qual perfil de vagas do setor de serviços, que ‘puxa fila’ do emprego na RMC
Conheça as ocupações que mais movimentam o segmento de serviços na região de Campinas
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região| em G1 / SP / Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas