Pesquisa mostra o conhecimento, potencial de voto e rejeição sobre candidatos à prefeitura da capital. Levantamento entrevistou 1.002 eleitores de 16 anos ou mais, presencialmente, em BH, entre os dias 15 e 17 de setembro. Montagem de fotos com os candidatos Mauro Tramonte (Republicanos), Carlos Viana (Podemos), Fuad Noman (PSD), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT) e Rogério Correia (PT)
Divulgação
Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (18) mostra o conhecimento, potencial de voto e rejeição dos candidatos a prefeito de Belo Horizonte. Mauro Tramonte (Republicanos) lidera o conhecimento e potencial de voto na capital mineira, enquanto Carlos Viana (Podemos) tem a maior rejeição entre o eleitorado.
Veja as pesquisas eleitorais em Belo Horizonte
A Quaest, contratada pela Globo, realizou 1.002 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 15 e 17 de setembro. A margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MG-07539/2024.
Na análise de conhecimento, potencial de voto e rejeição, os entrevistados são perguntados se conhecem os candidatos, se poderiam votar neles ou se os rejeitam. Veja os números:
Mauro Tramonte (Republicanos)
Conhece e vota (potencial de voto): 52%
Não conhece: 9%
Conhece e não vota (rejeição): 36%
Não souberam ou não responderam: 3%
Na pesquisa da semana passada, o conhecimento e potencial de voto de Tramonte era de 56%, e agora oscilou para 52%. Já a rejeição era de 32% e oscilou para 36%; 10% do eleitorado não o conhecia, e agora, 9%.
Fuad Noman (PSD)
Conhece e vota (potencial de voto): 41%
Não conhece: 30%
Conhece e não vota (rejeição): 28%
Não souberam ou não responderam: 1%
Em relação ao último levantamento, o potencial de voto de Fuad Noman se manteve em 41%, assim como a rejeição, em 28%, e o desconhecimento sobre o candidato, em 30%.
Bruno Engler (PL)
Conhece e vota (potencial de voto): 29%
Não conhece: 40%
Conhece e não vota (rejeição): 29%
Não souberam ou não responderam: 2%
Na pesquisa anterior, 42% não conheciam Engler, e agora, esse percentual é de 40%. Seu potencial de voto se manteve em 29%, enquanto a rejeição passou de 27% para 29%.
Carlos Viana (Podemos)
Conhece e vota (potencial de voto): 27%
Não conhece: 24%
Conhece e não vota (rejeição): 47%
Não souberam ou não responderam: 2%
Carlos Viana é o candidato mais rejeitado na corrida eleitoral. Em relação ao levantamento passado, a rejeição se manteve em 47%. Seu potencial de voto era de 30%, e agora, de 27%; 21% não o conheciam, e agora são 24%.
Duda Salabert (PDT)
Conhece e vota (potencial de voto): 24%
Não conhece: 36%
Conhece e não vota (rejeição): 39%
Não souberam ou não responderam: 1%
Duda Salabert tinha 28% de potencial de voto na semana, e agora tem 24%. Sua rejeição passou de 33% para 39%, enquanto o desconhecimento sobre a candidata oscilou de 37% para 36%.
Rogério Correia (PT)
Conhece e vota (potencial de voto): 18%
Não conhece: 40%
Conhece e não vota (rejeição): 40%
Não souberam ou não responderam: 2%
Gabriel (MDB)
Conhece e vota (potencial de voto): 15%
Não conhece: 65%
Conhece e não vota (rejeição): 19%
Não souberam ou não responderam: 1%
Wanderson Rocha (PSTU)
Conhece e vota (potencial de voto): 3%
Não conhece: 89%
Conhece e não vota (rejeição): 8
Não souberam ou não responderam: 0
Indira Xavier (UP)
Conhece e vota (potencial de voto): 3%
Não conhece: 84%
Conhece e não vota (rejeição): 12%
Não souberam ou não responderam: 1%
Lourdes Francisco (PCO)
Conhece e vota (potencial de voto): 1%
Não conhece: 93%
Conhece e não vota (rejeição): 6%
Não souberam ou não responderam: 0
Gabriel (MDB), Indira Xavier (UP), Wanderson Rocha (PSTU) e Lourdes Francisco (PCO) seguem desconhecidos por mais de 60% dos eleitores de Belo Horizonte.