Mãe de estudante celebra aprovação em medicina na Ufba e reação viraliza nas redes sociais: ‘minha filha vai ser médica’


Vídeo que mostra encontro da auxiliar de saúde bocal Lúcia Maria e a jovem Liane Mota emocionou milhares de pessoas na internet. Mãe de estudante baiana celebra aprovação da filha em medicina na federal e vídeo viraliza
Um vídeo que mostra o momento que a auxiliar de saúde bocal Lúcia Maria abraça a filha Liane Mota, após descobrir que a jovem passou no curso de medicina na Universidade Federal da Bahia (Ufba) viralizou nas redes sociais. [Veja acima]
Nas imagens, a mãe orgulhosa da filha, festeja o resultado com os olhos cheios de lágrimas e sorriso no rosto. O resultado foi divulgado na quinta-feira (12) e o vídeo postado no domingo (15). Até a manhã desta quarta (18), ao menos 160 mil pessoas já tinham curtido a publicação.
“Minha filha vai ser médica. Eu tinha certeza que você ia vencer. O mundo é seu. Te amo, te amo, te amo. Eu tinha certeza. Você merece, lutou e batalhou”, comemorou a mãe da estudante.
Mãe de estudante celebra aprovação em medicina na Ufba e reação viraliza nas redes sociais
Arquivo pessoal
Liane Mota tem 26 anos e mora com a família no bairro da Liberdade, em Salvador. Ela sempre teve o sonho de ser médica, mas não acreditava que seria possível.
Ao g1, a jovem contou que iniciou o curso de enfermagem, onde estudou por dois semestres, em uma faculdade da rede particular da capital baiana. No entanto, não se identificou com a profissão e foi encorajada a tentar a realização do sonho.
“Eu não estava feliz. Trabalhava como jovem aprendiz, não tinha o prazer de estudar e só ia para a faculdade cumprir tabela, para não decepcionar meus pais”, contou a jovem.
Vídeo que mostra jovem indo à lavoura contar ao pai agricultor que passou em medicina na Ufba viraliza nas redes sociais
Durante a pandemia, ela resolveu contar aos pais que queria deixar o curso de enfermagem e tentar ser médica.
“Meu pai me falou que me amaria em qualquer profissão e que ia me apoiar sempre. Já minha mãe começou a chorar, ela é muito chorona, e falou que era para eu tentar, que a gente conseguiria”, lembrou emocionada.
Liane recebeu o apoio da família
Arquivo pessoal
Com o aval e a benção dos pais, Liane estudou durante um ano para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a ajuda do noivo, Deivson Sadigursky, em casa.
“O amor da minha vida, que passou dias e noites comigo, estudando, mesmo não entendendo nada. Ele tem uma grande parcela na minha trajetória”, pontuou.
O desempenho da estudante foi bom, mas não o suficiente para que conseguisse ser aprovada diretamente em medicina. A saída foi iniciar o bacharelado interdisciplinar (BI) em Saúde da Ufba, de olho em uma futura possibilidade.
O momento chegou, ela concluiu o BI no fim do último semestre e agora vai realizar o sonho: estudar medicina.
Emoção e festa da família
Familiares de estudante que viralizou após passar em medicina na Bahia comemoram aprovação
A aprovação no curso emocionou não só a mãe de Liane, mas toda a família. O pai dela encomendou um carro de som para parabenizá-la, ao som de “AmarElo”, do cantor Emicida, e fogos.
O momento emocionante também foi registrado pelos vizinhos. “Essa vitória, por mais que seja minha, também é coletiva. De toda minha família, principalmente dos meus pais”, agradeceu a jovem
Família estudou aprovação da estudante
Arquivo pessoal
Médica por causa da avó
O sonho de ser médica nasceu quando a estudante tinha 10 anos, quando um dos grandes amores da vida dela, a avó materna, Maria de Lurdes, morreu por causa de uma doença cardíaca.
A morte foi repentina e pegou a família de surpresa, já que a idosa não tinha histórico da doença.
“Lembro que minha vó falou: ‘Não demore não, desça logo para tomar café’. Dois minutos depois, meu primo subiu chorando e dizendo que minha vó tinha falecido”.
Liane e avó Maria Lurdes
Arquivo pessoal
A situação mexeu com a estudante, porque a família acredita que Maria de Lurdes foi vítima de negligência médica.
“Falei que queria ser médica para não deixar que as outras pessoas passem por isso”.
Quando se formar, a jovem, que é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde da Ufba, conhecido como Negras, pretende atuar com a medicina social e clínica.
“Quero trabalhar em postos de saúde que atendem famílias e comunidades negras. Me vejo como aquela médica que vai acompanhar os pacientes e mudar a realidade daqueles lugares”.
Estudante baiana passou em medicina na Ufba
Arquivo pessoal
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.