Vídeos capturaram o momento em que a sombra da Terra cobriu parte da lua. Astrônomos explicam os fenômenos; entenda. Superlua e eclipse lunar são vistos no céu de Goiânia
Os goianos tiveram a oportunidade de presenciar três fenômenos astronômicos em uma única noite: superlua, eclipse lunar parcial e alinhamento com Saturno. Vídeos capturaram o momento em que a sombra da Terra cobriu parte da lua (assista acima).
“Inicialmente, não tínhamos muitas expectativas com o eclipse, que teria ocultação de apenas 5%, porém ele superou as minhas expectativas e de todos que estavam lá. Foi possível ver claramente a olho nu a borda da lua escurecida”, contou Pedro Augusto de Jesus Castro, estudante e astrônomo amador.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Outro responsável por registrar os fenômenos astronômicos na última terça-feira (17) foi Clayton Gubio, diretor de astronomia cultural do Instituto Gunstar, que estava no Morro do Além, em Goiânia. Vídeos e fotos mostram o eclipse, mas não captaram Saturno, porque a olho nu parecia uma pequena estrela, segundo Clayton.
“A lua ganha luminosidade e tamanho aparente, mas o tamanho continua o mesmo, é porque como ela está mais próxima da Terra, dá essa impressão visual de estar maior”, explicou Clayton.
LEIA TAMBÉM:
FOTOS: Maior superlua do ano é vista no céu de Goiás
VEJA FOTOS: Astrônomo registra alinhamento de planetas e lua no céu
VÍDEO: ‘Festa das Estrelas’: Goianos fazem festa para admirar lua cheia
Eclipse parcial visto de Goiás
Arquivo Pessoal/Pedro Augusto de Jesus Castro
Entenda os fenômenos
Os fenômenos vistos da Terra resultam das posições relativas entre a Terra, lua e outros corpos celestes, neste caso, como Saturno. Thiago Signorini, astrônomo e diretor do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explicou o que são os fenômenos; veja:
O astrônomo explicou que a superlua acontece quando a lua está em seu ponto mais próximo da Terra, chamado de perigeu, e, ao mesmo tempo, é a lua cheia. O eclipse lunar ocorre quando a sombra da Terra que obscurece a lua.
Eclipse parcial visto de Goiás
Arquivo Pessoal/Clayton Gubio
De acordo Thiago Signorini, o alinhamento com Saturno e a lua aparentam estar próximos no céu por conta do movimento dos corpos celestes da perspectiva da Terra. O alinhamento aconteceu entre os dias 16 e 17 de setembro e no dia 18 começou a se afastar, conforme explicou o astrônomo.
“Todos os corpos celestes estão em órbita, são órbitas diferentes e ocasionalmente, por causa desse movimento aparente, eles parecem se alinhar no céu”, explicou o astrônomo.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás