No dia das Eleições Municipais de 2024, os cidadãos de BH participam de referendo para registrar se concordam ou não com nova bandeira. A nova proposta e a atual bandeira de Belo Horizonte
Divulgação
A Lei 11.559, que institui uma nova bandeira para Belo Horizonte, foi aprovada pela Câmara Municipal da capital mineira em julho de 2023. Agora, é a vez do cidadão belo-horizontino decidir se concorda com a mudança proposta pela CMBH. Hoje, a bandeira traz o brasão do município em fundo branco com seu símbolo. A nova proposta contempla o céu, o sol e a Serra do Curral.
O plebiscito é um instrumento previsto na Constituição Federal para que a população dê sua opinião sobre uma lei já aprovada, dando o seu voto para que ela entre ou não em vigor.
No dia 6 de outubro, quando os brasileiros vão às urnas para escolher seus candidatos às Câmaras de Vereadores e às Prefeituras de todo o Brasil, o cidadão de BH tem mais uma pergunta a responder: “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”.
Como vai funcionar na votação?
Entenda a ordem da votação
Divulgação
Primeiro, o eleitor vota para vereador;
Depois, ele escolhe seu candidato a prefeito;
Ele então responde à pergunta se aprova a mudança da bandeira.
Aqueles que forem a favor da mudança, votam 1. Já os que não são a favor, votam 2. Os que preferirem votar em branco, escolhem a opção BRANCO. Se preferirem anular o voto, escolhem um número qualquer.
Para finalizar a votação, deve-se clicar em CONFIRMA e aguardar o sinal sonoro da urna.
É importante saber que a imagem da bandeira, tanto da nova proposta quanto da atual, não vai aparecer. Por isso, o eleitor precisa consultar as imagens nos cartazes que vão ficar dispostos nas seções eleitorais.
Pessoas com deficiência visual vão contar com a audiodescrição das bandeiras que vai ser feita por meio de um QR Code.
Para saber mais, acesse