Eleitores de Belo Horizonte vão decidir se concordam com mudança na bandeira da capital mineira


No dia das Eleições Municipais de 2024, os cidadãos de BH participam de referendo para registrar se concordam ou não com nova bandeira. A nova proposta e a atual bandeira de Belo Horizonte
Divulgação
A Lei 11.559, que institui uma nova bandeira para Belo Horizonte, foi aprovada pela Câmara Municipal da capital mineira em julho de 2023. Agora, é a vez do cidadão belo-horizontino decidir se concorda com a mudança proposta pela CMBH. Hoje, a bandeira traz o brasão do município em fundo branco com seu símbolo. A nova proposta contempla o céu, o sol e a Serra do Curral.
O plebiscito é um instrumento previsto na Constituição Federal para que a população dê sua opinião sobre uma lei já aprovada, dando o seu voto para que ela entre ou não em vigor.
No dia 6 de outubro, quando os brasileiros vão às urnas para escolher seus candidatos às Câmaras de Vereadores e às Prefeituras de todo o Brasil, o cidadão de BH tem mais uma pergunta a responder: “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”.
Como vai funcionar na votação?
Entenda a ordem da votação
Divulgação
Primeiro, o eleitor vota para vereador;
Depois, ele escolhe seu candidato a prefeito;
Ele então responde à pergunta se aprova a mudança da bandeira.
Aqueles que forem a favor da mudança, votam 1. Já os que não são a favor, votam 2. Os que preferirem votar em branco, escolhem a opção BRANCO. Se preferirem anular o voto, escolhem um número qualquer.
Para finalizar a votação, deve-se clicar em CONFIRMA e aguardar o sinal sonoro da urna.
É importante saber que a imagem da bandeira, tanto da nova proposta quanto da atual, não vai aparecer. Por isso, o eleitor precisa consultar as imagens nos cartazes que vão ficar dispostos nas seções eleitorais.
Pessoas com deficiência visual vão contar com a audiodescrição das bandeiras que vai ser feita por meio de um QR Code.
Para saber mais, acesse
Adicionar aos favoritos o Link permanente.