Segundo a lista divulgada pelo governo, as cidades de Bananal e São Luiz do Paraitinga receberão as garrafas para amenizar os impactos das queimadas. Governo de SP vai distribuir garrafas de água para cidades afetadas pelas queimadas
Divulgação
O Fundo Social de São Paulo, do governo estadual, anunciou a distribuição de milhares de garrafas de água para as famílias das cidades atingidas pelas queimadas nas últimas semanas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o governo estadual, são 60 municípios paulistas que receberão as garrafinhas de água, sendo que, na região, duas cidades estão na lista: Bananal e São Luiz do Paraitinga.
O governo estadual informou ainda que, ao todo, serão distribuídas 215 mil garrafas de água. As águas chegarão às cidades onde a qualidade do ar se encontra em níveis críticos, representando risco à saúde da população.
Segundo o Fundo Social, o objetivo é estimular a hidratação das pessoas e auxiliar na redução dos efeitos das queimadas e do tempo seco.
Outras medidas
Ainda nesta semana, a Caixa Econômica Federal anunciou a antecipação do pagamento do programa Bolsa Família aos beneficiários de Bananal e São Luiz do Paraitinga.
Segundo a Caixa, os valores foram disponibilizados para os moradores atendidos pelo programa nas duas cidades na terça-feira (17).
Incêndios
Bananal e São Luiz do Paraitinga são cidades que mobilizaram bombeiros, agentes da Defesa Civil e voluntários, por causa de grandes queimadas que atingiram áreas de mata dos locais.
Em Bananal, na Serra da Bocaina, a estimativa é de que o fogo já consumiu uma área equivalente a 920 campos de futebol. Ainda não há previsão de quando o fogo será extinto.
Já em São Luiz do Paraitinga, uma área de plantação de eucalipto e vegetação na zona rural foi consumida pelas chamas na semana passada. A Defesa Civil estima que a área atingida seja de 130 hectares, equivalente a 182 campos de futebol, no bairro Caeté, próximo ao distrito de Catuçaba.
Imagens aéreas mostram focos de incêndio ativos na Serra da Bocaina, em Bananal
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina