Na última segunda-feira (16), o Município declarou situação de emergência de desabastecimento de água tratada. Quem desperdiçar água poderá ser multado em quase R$ 400. Quem for flagrado desperdiçando água em Uberaba pode sofrer de advertência até multa
Reprodução
Na última segunda-feira (16), a Prefeitura de Uberaba decretou situação de emergência de desabastecimento de água tratada no município. E, conforme o decreto, quem for flagrado desperdiçando água na cidade pode sofrer de advertência até multa de uma Unidade Fiscal do Município (UFM) (R$ 379,87), conforme a Lei Municipal 10.270/2007.
De acordo com a Prefeitura, as denúncias devem ser formalizadas por meio do “Cidade Ativa”: através dos telefones 0800-940-0101, 3318-0800, ou pelo WhatsApp 3318-0370, que aceita fotos e vídeos curtos como provas. Isso permitirá o acompanhamento e a quantificação dos casos, explicou o governo municipal.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
O decreto
A situação de emergência de desabastecimento se deve à estiagem prolongada – já não chove há quase 160 dias em Uberaba. A medida também leva em consideração o estresse hídrico dos rios que abastecem a cidade, o que compromete o fornecimento de água tratada.
A situação de emergência é válida por 60 dias, podendo ser prorrogada se persistir o risco declarado.
O documento autoriza que todos os órgãos municipais, dentro de suas competências, possam agir ao constatar a ocorrência de desperdício de água, e apoiar nas ações de combate ao gasto em excesso.
Já em agosto, por conta da seca intensa, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) iniciou o fechamento dos Centros de Reservação (CRs) de água da cidade, conforme indicadores de “consumo x reservação”, cuja medição ocorre sempre às 22h do dia anterior.
Uberaba declara situação de emergência no desabastecimento de água; desperdício pode gerar multa
Codau inicia nesta quinta-feira fechamento de reservatórios de água em Uberaba
Uberaba decreta estado de emergência por 180 dias devido ao tempo seco e risco de incêndios
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
a