A versatilidade do vinho do Porto: esses são os melhores jeitos de tomá-lo


Vinho português fortificado pode ser tomado puro, em drinques e usados em molhos. Poucos vinhos são tão versáteis como o do Porto, uma bebida fortificada perfeita para ser apreciada sozinha, em drinques e até mesmo para fazer molhos para carnes.
Essa versatilidade deriva do fato que o vinho do Porto é elaborado segundo diferentes estilos – branco, Ruby, Tawny, Vintage e LBV são os principais – e, portanto, apresenta características variadas. Se você quer aprender sobre os estilos de vinho do Porto, leia o nosso manual.
Nesse dia 10 de setembro, em que é comemorado o Dia do Vinho do Porto, veja quais são os melhores jeitos de tomá-lo.
Puro
O vinho do Porto é excelente para abrir o apetite ou finalizar uma refeição. Os melhores estilos para serem apreciados puros são os mais envelhecidos, pois são mais complexos e a degustação permite apreciar todas as camadas dessa bebida.
Exemplos são os Portos com indicação de idade, como os 40 Anos, 30 Anos, 20 Anos, 10 Anos ou a versão Late Bottled Vintage, que são praticamente vinhos de meditação.
Como aperitivo, o Porto branco e o Porto Ruby são excelentes opções por serem frescos e aromáticos. Já o Tawny combina à perfeição com queijos, sobretudo azuis, e sobremesas, em especial à base de chocolate e frutas secas.
O ideal é servi-lo em tacinhas específicas para esse tipo de vinho ou em taças para licor, numa temperatura entre 13ºC e 20ºC.
Drinques
Um bom drinque elaborado com vinho do Porto pode ser servido como aperitivo ou after dinner. Nesse link, você encontra 5 receitas de coquetéis elaborados com vinhos do Porto.
O mais conhecido e simples de preparar é o Porto tônica, que é delicioso e refrescante. Ele é elaborado com a versão branca da bebida.
Porto tônica
ml de vinho do Porto Messias branco
ml de água tônica
Adicione gelo num copo até a borda, adicione o vinho do Porto, a água tônica e decore com uma tira de casca de laranja.
Porto Martini:
Substitua o vermute seco pelo vinho do Porto para preparar um Martini diferente.
150 ml de gin
25 ml de Porto Messias branco
Cubos de gelo
Casca de limão siciliano
1 azeitona para decorar
Num copo misturador, adicione gelo, gin e vinho do Porto. Misture bem com uma colher bailarina até esfriar bem os ingredientes e, em seguida, peneire o líquido numa taça de martini. Decore com azeitona e torça uma tira de casca de limão para perfumar o drinque.
Marinadas e reduções
Pela doçura, o vinho do Porto é um ótimo aliado para molhos agridoces e marinadas de carnes, sobretudo suínas. Você pode deixar as carnes numa marinada com vinho do Porto para acrescentar sabor e perfume. O Porto pode substituir outro vinho (tinto ou branco) ou ser usado em conjunto, a depender do gosto pessoal. Use Porto branco se você quer manter a cor original da carne.
Já a redução é um molho que pode ser usado para cozinhar ou pincelar carnes, como aves, lombo suíno ou filé mignon, depois de prontas, ou até mesmo para dar um toque especial a sobremesas, como sorvetes e saladas de frutas, ou ainda queijos.
Ingredientes:
1 xícara de vinho do Porto Messias Ruby
1 colher de sopa de açúcar (opcional, para um sabor mais doce)
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Em uma panela pequena, coloque o vinho do Porto e o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe reduzir até obter uma calda espessa e brilhante. Tempere com pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Retire do fogo e deixe amornar antes de usar.
Sirva sobre peito de pato, frango, medalhão de filé mignon ou ainda uma carne assada. Pode servir também com queijos como gorgonzola e brie, acompanhados de frutas frescas como figos e uvas ou ainda colocar em cima de uma bola de sorvete de creme.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.