Últimas eleições no país foram realizadas em 2016; tentativa que teve primeiro passo nesta quarta (18) é de que novo presidente seja escolhido até 2026. Pessoas se protegem de tiros perto do Palácio Nacional em Porto Príncipe, no Haiti, em março de 2024.
Ralph Tedy Erol/Reuters
O governo do Haiti criou nesta quarta-feira (18) um conselho eleitoral provisório que marca o passo inicial para a realização de eleições até 2026, informou a Reuters. O país caribenho realizou suas últimas eleições gerais uma década antes do prazo, em 2016.
Em circunstâncias normais, as eleições deveriam ter ocorrido a cada cinco anos, mas uma situação política já instável no Haiti foi intensificada pelo vácuo de poder causado pelo assassinato do presidente Jovenel Moise em 2021.O país ficou sem presidente desde então.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Gangues armadas também expandiram seu controle sobre cerca de 80% da capital Porto Príncipe e a maioria das outras partes do país.
O conselho criado nesta quarta-feira tem representantes para sete assentos que representam grupos religiosos, jornalistas, agricultores e sindicatos, de acordo com o escritório do primeiro-ministro.
Leia também:
Conheça a história do primeiro-ministro que não consegue voltar para o próprio país
Violência entre gangues na capital do Haiti deixa 89 mortos em uma semana
Entenda o que é a missão defendida pelo Brasil para conter crise de segurança no Haiti
Dois outros assentos, um para organizações de direitos humanos e outro para organizações de direitos das mulheres, ainda não têm um delegado, disse o escritório no X, segundo a Reuters.
O conselho presidencial de transição do Haiti — um órgão separado que atua como governo desde sua instalação em abril — estabeleceu o conselho eleitoral em uma reunião.