Temporais estão previstos para começar nas primeiras horas da manhã na região Oeste e na Campanha. Instituto Nacional de Meteorologia publicou alerta laranja, de perigo, para alguma regiões. Eduardo Leite afirma que não há previsão de evento climático atingir a mesma proporção de enchente de maio. Governador do RS alerta sobre tempestades que atingem o RS nesta quinta-feira
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, comunicou um alerta sobre temporais que devem atingir grande parte do estado nesta quinta-feira (19). As condições climáticas incluem chuvas intensas, potencial de granizo e ventos que podem chegar a 120 km/h. (Confira vídeo acima)
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os temporais estão previstos para começar nas primeiras horas da manhã na região Oeste e na Campanha, avançando em direção ao centro do estado e, por fim, à Região Metropolitana ao final da tarde. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta laranja, de perigo, para alguma regiões.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de perigo de tempestade no Rio Grande do Sul para quinta-feira
Divulgação/ Inmet
Conforme a Climatempo Meteorologia, a chuva chega ao RS devido à ação de instabilidades associadas a um cavado meteorológico – correntes de vento que ajudam a formar as nuvens de tempestade.
Em comunicado, o governador destacou que, apesar da gravidade dos temporais, não há previsão de enchentes ou alagamentos como os que foram registrados anteriormente no estado. No mês de maio, enchentes tomaram o Rio Grande do Sul após os temporais que assolaram o RS. Conforme a Defesa Civil do estado, 183 pessoas foram mortas, 478 municípios foram atingidos e 2.398.255 moradores afetados.
Leite ainda pede à população que evite se expor a situações de risco. “Com a consciência de manterem as suas casas, locais de trabalho fechados o tanto quanto possível e evitar a exposição ao risco desnecessário”, diz o governador.
Fumaça das queimadas deve voltar nesta quinta-feira no RS
Tempestade em Porto Alegre
A Defesa Civil da Capital publicou, na quarta-feira (18), um alerta para a possibilidade de chuvas fortes e rajadas de ventos entre 40km/h e 60km/h, a partir das 20h de quinta (19), até as 21h de sexta-feira (20).
O acumulado de chuvas pode chegar a 35mm no período do alerta. Há risco de elevação em arroios, com possibilidade de extravasamentos, além de alagamentos pontuais no perímetro urbano. Em caso de necessidade, moradores devem acionar a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
As informações são da Sala de Situação do Estado, que prevê o avanço de uma frente fria com tempestades pelo Rio Grande do Sul.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS