Lago Corumbá I está com 26% de volume útil de água. Baixa não afeta geração de energia na usina hidrelétrica. Partes de lago seca em região onde não chove há 5 meses, em Goiás
Em Caldas Novas, no sul de Goiás, o Lago Corumbá I chegou a 26,5% de volume útil de água nessa quarta-feira (18). Não chove na região há cerca de cinco meses. Um vídeo aéreo registrou regiões completamente secas (assista acima).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O vídeo mostra um sobrevoo da região sul do lago, e foi realizado no último fim de semana, conforme apurou a TV Anhanguera. É possível ver veios do reservatório vazios ou com baixo nível de água. As imagens registraram também momento em que um paraquedista desce na área seca do lago.
LEIA TAMBÉM:
Morador registra chuva após 5 meses de seca e se emociona: ‘olha a chuva, Senhor’
INMET: Cidade em Goiás registra 41º por dois dias seguidos
ANTES E DEPOIS: Rio Araguaia atinge o nível mais baixo para agosto dos últimos 50 anos
De acordo com informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o volume de água no dia 18 de setembro de 2023 era de 80% da capacidade. Isso significa que no ano passado o lago Corumbá tinha três vezes mais água do que tem agora, na mesma data.
Apesar da baixa, a Eletrobras afirmou que a usina de Corumbá I opera normalmente e em segurança, com uma geração média de 80 megawatt.
Segundo informações da Prefeitura de Caldas Novas, criado para abastecer a usina hidrelétrica de Corumbá 1, o Lago Corumbá I tem uma área 65 km².
Lago Corumbá fica com 26% de água, em Goiás
Arquivo pessoal
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás