Por causa da falta de chuvas e das temperaturas elevadas previstas para as próximas semanas, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista (SP) estão em alerta para possível racionamento de água. Represa de Acumulação em Jundiaí (SP)
DAE/Divulgação
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pede para que moradores Várzea Paulista e de Campo Limpo Paulista (SP) façam o uso consciente da água. Por causa da falta de chuvas e das temperaturas elevadas previstas para as próximas semanas, as duas cidades, que são abastecidas pelo Rio Jundiaí, estão em alerta para racionamento.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme a Sabesp, o rio Jundiaí está com baixa vazão. Não há desabastecimento, mas a Companhia orienta sobre uso consciente da água.
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jundiaí informou que o reservatório opera em 62%, nível considerando dentro do esperado para o período de estiagem.
Algumas ações ajudam na economia de água, como usar balde e vassoura para limpar áreas externas, não usar água corrente para descongelar alimentos e estar atento a vazamentos nos imóveis. Além dessas dicas, outras ações são orientadas aos moradores.
Tome banhos mais curtos;
Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
Deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água;
Use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM