Candidatos à Casa Branca se enfrentaram no debate da ABC News, nesta terça-feira (10). Kamala Harris e Donald Trump
BBC
Kamala Harris e Donald Trump se enfrentaram na noite nesta terça-feira (10), no debate da ABC News. Uma pesquisa feita pelo “The Washington Post” indicou que Kamala foi melhor em temas sociais, como saúde e aborto, enquanto Trump teve leve vantagem em propostas para a economia. Já o jornal “The New York Times” afirmou que Kamala colocou Trump na defensiva.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O The Washington Post fez uma pesquisa qualitativa para ouvir a opinião de eleitores de estados decisivos.
Esta foi a primeira vez que Kamala Harris e Donald Trump se encontraram. O debate entre os dois provavelmente será o único até as eleições, que estão marcadas para o dia 5 de novembro.
Kamala tem 59 anos e é a atual vice-presidente dos Estados Unidos. Se vencer o pleito, será a primeira mulher eleita presidente do país.
Já Donald Trump tem 78 anos e foi presidente entre 2017 e 2021. Ele tentou a reeleição em 2020, mas foi derrotado por Joe Biden.
Especialistas previam que o debate fosse focado na forma como cada um atuou enquanto esteve no governo. Questões que envolvem economia, inflação e segurança na fronteira são pontos importantes destas eleições.
Além disso, havia uma expectativa para quem ambos trocassem ataques e acusações. Durante a campanha, Kamala tem se referido ao republicano como uma ameaça à democracia. Já Trump tenta pintar a democrata como uma radical de esquerda.
Biden x Trump
Donald Trump e Joe Biden em debate presidencial, em 27 de junho de 2024
Gerald Herbert/AP
O primeiro debate presidencial foi feito em 27 de junho, quando Joe Biden ainda estava na disputa. O atual presidente dos Estados Unidos desistiu de concorrer no mês seguinte.
Um dos fatores que pesou na desistência foi o fraco desempenho no debate contra Trump. Naquele dia, Biden foi visto com a voz fraca e perdeu a linha de raciocínio em vários momentos.
Uma pesquisa feita pela CNN apontou que 67% dos eleitores avaliaram que Trump foi melhor no debate, enquanto 33% apoiaram Biden.
A pesquisa também comparou os resultados com um levantamento feito dias antes do debate. Os dados apontaram uma redução no número de pessoas que tinham uma opinião favorável a Biden, passando de 37% para 31%.
Já a opinião favorável a Trump passou de 40% para 43%.
Uma outra pesquisa feita pelo instituto Ipsos apontou que Biden perdeu o debate. De acordo com os dados, 60% disseram que Trump teve uma melhor performance, enquanto Biden foi citado por 21% dos eleitores.
Além disso, 8% avaliaram a performance de Biden como excelente ou boa, enquanto 73% disseram que o desempenho dele foi fraco ou péssimo.
Já o desempenho de Trump foi visto como bom ou ótimo para 40% dos espectadores, enquanto 33% classificaram as falas dele como ruins ou péssimas.
VÍDEOS: mais assistidos do g1