A Terra Indígena Avá-Canoeiro possui mais de 31,4 mil hectares. Segundo bombeiros, chamas foram controladas. Incêndio atinge reserva indígena Avá-Canoeiro, em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Um incêndio atingiu a Reserva Indígena Avá-Canoeiro, localizada na Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto, entre os municípios de Minaçu e Colinas do Sul, no norte de Goiás. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas já foram controladas.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O capitão do Corpo de Bombeiros, José Henrique Bandeira, informou que a área foi monitorada com o uso de drones. “Há focos pequenos, mas estão isolados e não vão mais progredir”, afirmou o capitão.
O Corpo de Bombeiros também informou que o combate às chamas contou com o apoio de equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do programa Prevfogo. Por causa da dificuldade de acesso à área, foi necessário o uso de helicópteros.
Conheça terra indígena
A Terra Indígena Avá-Canoeiro possui mais de 31,4 mil hectares e abriga nove indígenas avá-canoeiros, conforme informou Marcello Moura, chefe da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Goiás.
Entre os moradores, há crianças, adultos e idosos. Essa terra foi uma das seis áreas indígenas demarcadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás