Motociclista de app se inspira em tuk tuk e cria ‘moto Transformer’ para proteger passageiros do calor de quase 40° C em Teresina


Proteção ameniza a incidência dos raios de sol e as altas temperaturas do B-R-O bró. Especialista em trânsito alerta, contudo, que a adaptação não é permitida pela legislação e é considerada infração. Motociclista de app cria ‘moto Transformer’ com ‘sombrinha’ para proteção do sol no PI
O motociclista de aplicativo João Ribeiro, 58 anos, tem chamado a atenção nas ruas de Teresina ao pilotar uma moto que ele chama de “Transformer”. Ele se inspirou nos Autorriquixá (os tuk tuks) para se proteger e proteger os passageiros do sol. A estrutura é presa à parte da frente da moto e ameniza o calor neste período que, na capital, chega aos 40° C. Especialistas em trânsito, contudo, alertam que a alteração é uma infração de trânsito.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Ele relatou que a ideia surgiu quando uma passageira reclamou do sol forte e comentou que precisava de uma alternativa para se proteger quando andava de moto.
Ele disse então que iria resolver esse problema, já que faz corrida com a mulher todos os dias exatamente ao meio-dia, horário em que o calor está mais intenso, com o sol a pino. Além disso, ele disse que notou uma redução na demanda de passageiros com o início do B-R-O bró.
‘B-R-O bró’ traz temperaturas mais altas e ventos mais fortes; veja cuidados
Na preparação da estrutura ele uniu suas duas funções, pois trabalha também como soldador. A cobertura é feita de ferro com uma lona apenas acoplada à moto, e que ele retira à noite.
Motociclista de app se inspira em tuk tuk e cria ‘moto Transformer’ para proteger passageiros do sol de quase 40° C em Teresina
Pedro Lima/g1
“Isso aqui só na China mesmo que eu vi e pensei em ‘bolar’ um aqui pra ficar legal. Eu levei uns três dias para fazer e comecei a rodar. Os clientes estavam desaparecendo e pensei em resolver, em botar uma sombra pro pessoal. Aí agora protege do sol e da chuva”, comemorou.
A ideia veio dos veículos asiáticos, os Autorriquixás, conhecidos popularmente como “tuk tuk”. Não deu outra: a ideia foi um sucesso e todos os passageiros adoraram. Ele diz ainda que muita gente até para ele na rua e o cumprimenta.
Infração de trânsito
Apesar da boa intenção, a adaptação da motocicleta configura uma alteração de característica do veículo não permitida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O artigo 230 da legislação de trânsito a classifica como uma infração grave e prevê multa.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Motociclista de app se inspira em tuk tuk e cria ‘moto Transformer’ para proteger passageiros do calor de quase 40° C em Teresina
Pedro Lima/g1
Segundo o agente de trânsito Jomerito Ribeiro, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), toda e qualquer modificação no veículo deve ser previamente autorizada pela autoridade competente e não comprometer a segurança.
“A alteração da característica de fábrica deve ser feita com a autorização prévia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que vai emitir um certificado de segurança veicular desde que apresente segurança não só para o condutor, como também para os demais passageiros do veículo”, explica o agente.
O principal problema é que a estrutura metálica, conforme Jomerito, pode quebrar em caso de acidente e machucar tanto o motorista, quanto o passageiro. Se houver uma fiscalização, a motocicleta pode ser recolhida no pátio do Detran, que irá liberá-la somente após a correção da modificação.
“O que está claro é que o equipamento colocado na motocicleta, na verdade, traz apenas um conforto momentâneo, mas não é seguro em caso de acidente ou sinistro de trânsito. Pode provocar até uma possível perfuração”, alertou.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
O
Adicionar aos favoritos o Link permanente.