Animal foi visto de passagem por sitiante por meio de uma armadilha fotográfica instalada em uma árvore. Bicho tem hábitos diurnos e pode ter o dobro do tamanho de um gato doméstico. Um gato-mourisco foi visto de passagem próximo a uma propriedade rural por meio de uma armadilha fotográfica preparada por um sitiante de Taquaritinga (SP). O registro foi feito esta semana pelo empresário Ademir Batista Duarte e mostra o felino passando rapidamente pela vegetação (veja acima).
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Também conhecido como jaguarundi ou gato preto, o mourisco está em alto risco de extinção, segundo o Instituto Chico Mendes.
“A hora que eu vi na TV eu arrepiava, comecei a gritar, chamar minha esposa pra ver. É uma emoção”, disse Duarte.
Gato-mourisco é flagrado em mata do interior de São Paulo
Reprodução/EPTV
Ele tem hábitos diurnos e pode chegar a 77 centímetros de comprimento e pesar de 3 a 7 quilos, cerca de duas vezes o tamanho de um gato doméstico. Os principais inimigos dele são o desmatamento e a caça ilegal.
O local onde o gato-mourisco foi visto fica em uma área de sete mil metros quadrados próximo à Rodovia Engenheiro Thirso Micali (SP-319), onde outros animais como uma jaguatirica e uma jiboia já foram gravados anteriormente pelo mesmo empresário.
A mata, não atingida pelos recentes incêndios que devastaram vegetações em todo o país, fica à beira do Ribeirão dos Porcos, que nasce na Serra do Jaboticabal, e deságua no Rio Tietê. O ponto é conhecido por garantir a travessia de animais para outras áreas.
“O rio é extenso e beirando o rio não tem queimada, porque ele está sempre verde”, diz o empresário.
Área rural onde gato-mourisco foi visto em Taquaritinga, SP
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região