Trata-se, na verdade, de um termômetro, que serve para indicar quando a carne atingiu a temperatura adequada. Vídeo com desinformação atingiu mais de 200 mil visualizações no TikTok e no X. É #FAKE que pino em ave temperada atua como etiqueta antifurto
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo em que uma mulher aponta para o termômetro de uma ave temperada e afirma que o dispositivo é um código de barras que apita e denuncia por furto pessoas que saem da empresa ou do supermercado com o produto para que sejam presos. É #FAKE.
selo fake
g1
No vídeo, a mulher diz: “Isso aqui é um código de barras que vem junto com o chester, tá bom? Esse código de barras, ele é pra quando você sair com o seu chester, que a sua empresa te dá, ou que você vai comprar no supermercado, ele apitar e você passar como bandido, e pra vocês serem presos, e pra não conseguir ajudar o nosso querido colega, nosso querido presidente, nosso querido capitão Jair Messias Bolsonaro. Então, por favor, não comprem chester, tá bom? Ainda pouco eu saí do supermercado e começou a apitar por conta disso aqui. Isso aqui não sai. Eu vou deixar ali no micro-ondas pra poder descongelar um pouco e tirar isso aqui. Mas, por favor, não comprem chester nesse Natal. Vocês já estão avisados.”
O vídeo alcançou 227 mil reproduções no TikTok em cinco dias e 216 mil visualizações no X em um único dia. As publicações geraram tanta perplexidade que em alguns comentários as pessoas especulam se a protagonista fala sério ou se pode ser apenas uma brincadeira.
Após mostrar a ave e o pino, a mulher mostra uma embalagem com a inscrição “Sadia Supreme Ave Temperada”. A ficha do produto no site do fabricante aponta que ele é fornecido com termômetro.
O Fato ou Fake mostrou o vídeo para o professor Jorge A. W. Gut, do FoRC – Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP). Ele explica que o conteúdo do vídeo é falso.
“O dispositivo no vídeo não é uma etiqueta antifurto e nem tem condições de acionar o sistema de alarme. Este dispositivo é um termômetro que indica quando o cozimento da ave está completo. Nada mais é que um tubinho plástico com uma pequena mola e o pino vermelho dentro. Ele é importante para a segurança microbiológica da carne. Quando a ponta do dispositivo dentro da carne atinge 74 °C, a mola empurra o pino vermelho para fora. Abaixo desta temperatura a carne está mal passada e há risco de transmitir a bactéria Salmonella”, esclarece.
Também procurada pelo Fato ou Fake, a BRF explica que o dispositivo é um termômetro, que foi lançado em 1974 junto com o Peru Temperado Sadia. “Essa inovação pioneira da marca tem como objetivo trazer mais praticidade para os consumidores, já que o termômetro indica quando os pratos estão prontos. Devido ao sucesso junto aos consumidores, o termômetro foi incluído em outros itens da linha de Comemorativos da Sadia, como é o caso da Ave Supreme.”
É #FAKE que pino em ave temperada atua como etiqueta antifurto
Reprodução
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)