O g1 selecionou as principais reportagens do ano eleitoral de 2024 no estado. Os piauienses vão lembrar do ano de 2024, dentre outras formas, pelos fatos que marcaram a política no estado: a eleição de Silvio Mendes para o terceiro mandato como prefeito de Teresina; o condenado por estupro de vulnerável que virou suplente de vereador; e o levantamento do g1 que revelou que Dr. Pessoa cumpriu 24% das promessas de campanha.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O g1 relembrou as principais reportagens deste ano eleitoral no Piauí. Confira abaixo:
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Silvio Mendes volta ao comando da Prefeitura de Teresina
Silvio Mendes votou às 10h em uma escola da Zona Leste de Teresina
Eric Souza/g1
Silvio Mendes (União Brasil) foi eleito prefeito de Teresina no primeiro turno das eleições, em 6 de outubro, para os próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, Silvio somou 52,19% dos votos válidos, totalizando 239.848 votos. Este será o terceiro mandato de Silvio no comando do poder executivo municipal de Teresina, que começa em janeiro de 2025. Ele já foi prefeito anteriormente, entre 2004 e 2010. O vice da chapa é Jeová Alencar (Republicanos).
Prefeito eleito Silvio Mendes projeta desafios da futura gestão em Teresina
Condenado por estupro de vulnerável vira suplente de vereador
Foto de registro de candidatura de Gasparino Azevedo, suplente de vereador do Piauí
Reprodução
Mesmo condenado em definitivo (quando não há mais como recorrer) desde 2022 por estuprar uma adolescente na zona rural de uma pequena cidade do Piauí, o funcionário público Gasparino Lustosa Azevedo conseguiu, em agosto de 2024, uma certidão de ficha limpa no estado expedida indevidamente pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).
Com essa certidão, ele concorreu a uma vaga de vereador de Sebastião Barros. Com 135 votos, não se elegeu, mas se tornou o 1º suplente do PT na câmara do município. Em 19 de novembro, Gasparino foi preso pela Polícia Civil em Brasília (DF) e encaminhado a um presídio no Piauí para cumprir a pena de 10 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável.
Preso em Brasília suplente de vereador no Piauí condenado por estupro de vulnerável
Em 4 anos, Dr. Pessoa cumpre 24% das promessas de campanha
Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, vai ao TCE-PI para tratar sobre a situação dos ônibus da capital
Izabella Lima/g1
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), cumpriu 18 das 75 promessas de campanha – quase 25% – nos quatro anos de mandato, aponta um levantamento exclusivo do g1. As promessas foram feitas em um programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entrevistas e debates. O g1 levantou tudo e separou o que pode ser claramente cobrado e medido.
Entre as promessas cumpridas, a gestão do prefeito construiu novas creches, reformou o Mercado do Peixe e realizou atendimentos de saúde itinerantes. Algumas das não cumpridas incluem a criação do Mapa da Vulnerabilidade Social, do Projeto Bolsa Bom Aluno e do programa de prevenção à gravidez na adolescência.
Em 4 anos, Dr. Pessoa cumpriu quase 25% das promessas de campanha
Piauí elege prefeito mais novo e mais velho do Brasil
Coronel Elói, prefeito eleito de Barro Duro, e Juninho de Marinalva, prefeito eleito de Curral Novo do Piauí
Reprodução
O Piauí elegeu, em 6 de outubro, o prefeito mais jovem e o mais velho do Brasil. O mais velho, Coronel Elói (PSD), tem 88 anos e foi reeleito com 50,01% dos votos em Barro Duro. Coronel reformado da Polícia Militar e advogado, ele segue para mais um mandato à frente da prefeitura. Já em Curral Novo do Piauí, Juninho de Marinalva (MDB), de 21 anos, foi eleito com 99,14% dos votos. Com o ensino médio completo, o jovem prefeito declarou ao TSE que ainda é estudante.
Apuração do g1 com mapas e resultados em tempo real
Fim de votação para as eleições municipais
Cássia Carioca/TV Rio Sul
O g1 publicou reportagens com texto, vídeo e infográficos sobre os resultados das eleições 2024 em cada um dos 224 municípios do Piauí. Em cada reportagem é possível saber quantos votos cada candidato recebeu, ver os perfis dos eleitos ou que foram para o segundo turno e dados históricos sobre as eleições em cada cidade. Os dados são extraídos do TSE e as reportagens foram produzidas de forma automatizada, sob supervisão de jornalistas.
Vereador eleito morre de infarto
Vereador eleito morre de infarto durante apuração dos votos no interior do Piauí
Reprodução
O vereador eleito Geraldo Corado (MDB) morreu em 6 de outubro durante a apuração dos votos das eleições 2024 em Sebastião Barros, no Sul do Piauí. Segundo Wenderson Guedes, presidente da Câmara de Vereadores do município, Geraldo não conseguiu ver o resultado das eleições. Ele se elegeu com 289 votos e foi o segundo vereador mais votado na cidade, com uma diferença de apenas nove votos para o primeiro colocado.
Vereador eleito morre em acidente de carro
Vereador eleito morre em acidente de carro em Pau D’Arco do Piauí
Reprodução
O vereador eleito Cicinho Lemos (PRD) morreu em um acidente de carro, na noite de 30 de novembro, em Pau D’Arco do Piauí. O veículo conduzido por ele capotou em uma estrada próxima à cidade. O corpo de Cicinho foi velado na Câmara Municipal da cidade, em uma cerimônia aberta ao público, e o sepultamento ocorreu no final da tarde de 1º de dezembro, no cemitério local.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
,