As vagas são para as áreas de odontologia, enfermagem, fisioterapia e psicologia. Ao todo, são 28 vagas disponíveis. De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, foram formados mais de 200 profissionais pelos programas de residência
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande, no litoral de São Paulo, abriu inscrições para o processo seletivo 2024 do programa municipal de residência multiprofissional em saúde da família e comunidade. As vagas são para as áreas de odontologia, enfermagem, fisioterapia e psicologia.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a administração municipal, o programa é um curso de pós-graduação com duração de dois anos. Desta forma, podem se candidatar as pessoas que concluíram a graduação plena em uma das quatro áreas, realizada em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Para participar, também é necessário ter inscrição definitiva ou provisória no Conselho Regional de classe e estar em dia com as obrigações eleitorais e serviço militar.
Os candidatos selecionados deverão se dedicar única e exclusivamente às atividades do curso em 60 horas semanais, não executando outras atividades que caracterizem vínculo empregatício ou outro programa de residência no ato da matrícula.
Ao todo, são 28 vagas disponíveis, sendo 12 para a área de odontologia, 10 para enfermagem, 4 para fisioterapia e 2 para psicologia.
Inscrição
As inscrições para o programa devem ser feitas no site da Prefeitura de Praia Grande ou do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), responsável pelo processo seletivo deste ano, até o dia 19 de outubro.
Para acessar o edital no site da Prefeitura, o interessado deverá clicar em “Serviços Online” na barra horizontal superior do site e, em seguida, pressionar o botão “Saúde” e selecionar o item “Programa de Residência Multiprofissional”. Também é possível acessar clicando aqui.
A prova objetiva está prevista para o dia 24 de novembro, em local e horário a ser divulgado no edital de convocação. Já o início das atividades da residência multiprofissional dos selecionados está previsto para março de 2025.
Programas de residência
Apesar de não ter uma instituição de ensino em saúde, Praia Grande está habilitada pelos ministérios da Educação e da Saúde para a formação por meio do programa de residência, por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade.
Nos cursos de pós-graduação com a duração de dois anos, há atividades teóricas e práticas nas Usafas, formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito multiprofissional.
O programa de residência médica teve início em 2016, enquanto que o de residência multiprofissional começou no ano seguinte. De lá para cá, foram formados mais de 200 profissionais, sendo 101 médicos, 46 dentistas, 44 enfermeiros, 17 fisioterapeutas e 11 psicólogos.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos