Além do pescado, o Exército também fez apreensão de dinheiro, ouro, motores e outros materiais relacionados ao garimpo ilegal. Cerca de quatro toneladas de pescado ilegal são apreendidas no AM
Divulgação/Comando Militar da Amazônia
Cerca de quatro toneladas de carne de surubim, uma espécie de peixe que se encontra em período de defeso, foram apreendidas pelo Comando Militar da Amazônia (CMA). Os produtos estavam a bordo de uma embarcação colombiana.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O defeso é estabelecido durante o período reprodutivo de alguns peixes e acontece anualmente, promovendo a suspensão da pesca por uma temporada. Este ano, a pesca do surubim e outras nove espécies está proibida até 15 de março.
Segundo o CMA, a situação sanitária do pescado era precária, o que levou à sua imediata inutilização. Além da grande quantidade de pescado ilegal, a operação apreendeu $ 2 milhões de pesos colombianos, R$ 2 mil, 3,3 gramas de ouro, motores, peças, embarcação e outros materiais diretamente relacionados à atividade de garimpo ilegal.
O proprietário da embarcação confessou a prática das atividades ilícitas. O comando militar não informou se o homem foi detido.
Todo o material apreendido, juntamente com os termos lavrados, será encaminhado à Polícia Federal (PF) para as devidas providências.